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Cochrane Corner - Intervenções telefónicas para apoio educacional e psicossocial a cuidadores informais

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O telefone é um meio fácil de prestação de apoio educacional e psicossocial por profissionais de saúde a cuidadores informais. Esta revisão sistemática Cochrane avaliou 21 ensaios clínicos aleatorizados, envolvendo 1.690 cuidadores e comparando a eficácia das intervenções de apoio telefónico com cuidados habituais, na prestação de apoio educacional e psicossocial. Concluiu-se existir um ligeiro benefício destas intervenções para alguns outcomes (resultados), como por exemplo, na redução da ansiedade e melhoria da preparação para cuidar. Contudo, para a maioria dos resultados avaliados, o efeito adicional da utilização de intervenções telefónicas foi pouco ou nenhum. A maior parte dos estudos possuíam elevado risco de viés e amostras reduzidas.
The telephone is an easy way for health professionals to provide educational and psychosocial support to informal caregivers. This Cochrane systematic review evaluated 21 randomisedclinical trials involving 1,690 caregivers comparing the efficacy of telephone interventions against usual care, regarding educational and psychosocial support. It was concluded that these interventions may have a slight benefit for some outcomes, such asreducing anxiety and improving preparation for care. However, for most of the evaluated outcomes, the additional effect of using telephone interventions was little or none. Most studies had a high risk of bias and few participants

Description

Keywords

Cuidador Informal Telefone Telemedicina Teleenfermagem Educação para a Saúde Sistemas de Suporte Psicossocial Sobrecarga do Cuidador Qualidade de Vida

Citation

Henriques, A., Ferreira, R.J.O. , Costa, A. S., & Carneiro, A.V. (2023). Cochrane Corner - Intervenções telefónicas para apoio educacional e psicossocial a cuidadores informais. Pensar Enfermagem, 27(1), 110–112. https://doi.org/10.56732/pensarenf.v27i1.299

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