Repository logo
 
Publication

Inclusão escolar: os fatores que dificultam o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) no ensino regular

dc.contributor.advisorVale, Vera Maria Silvério do, 1961-
dc.contributor.authorSilva, Renilda Pereira da
dc.date.accessioned2022-06-28T08:44:44Z
dc.date.available2022-06-28T08:44:44Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractO estudo apresentado neste trabalho teve o objetivo de identificar os fatores que dificultam a efetivação da inclusão de alunos com NEE no ensino regular. Para atingir tal objetivo a metodologia utilizada foi a abordagem exploratória e explicativa seguindo o paradigma fenomenológico- interpretativo, utilizando questionários semiestruturados para a coleta de dados aplicados a profissionais da educação. Participaram da pesquisa 10 professores do Ensino Fundamental, 01 gestor, 03 supervisores, 01 professor de AEE e 01 professor de apoio. Como fundamentação contemplou-se os conceitos de inclusão e integração, fazendo um breve histórico da Educação Inclusiva, além dos dispositivos legais nos quais pautam os princípios da inclusão, bem como as concepções sobre a inclusão e seus maiores desafios, discutindo a formação de professores como elemento chave para a inclusão. os resultados da coleta de dados foram tabulados e analisados a partir de três categorias: as principais dificuldades abordadas pelos participantes, as concepções sobre a inclusão e a formação de professores. Os resultados ressaltam a formação dos professores como uma das questões fundamentais para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas. Conclui-se que as concepções com relação à inclusão não são entendidas da mesma forma por eles. Concluiu-se também que os docentes reconhecem o direito à inclusão e sua relevância no desenvolvimento das crianças público-alvo da educação especial, porém apontam inúmeras dificuldades para que a inclusão de alunos com NEE se efetive na prática. Enfatiza-se a necessidade de formação dos professores em áreas específicas da Educação Inclusiva. No entanto, aliado a esta formação torna-se relevante uma consciência crítica deste profissional em relação à sua prática contemplando uma mudança de postura e atitudes, pois somente a formação não garante o sucesso no processo de inclusão.pt_PT
dc.identifier.tid203028783pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/41209
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectConceçõespt_PT
dc.subjectformação de Professorespt_PT
dc.subjectPráticaspt_PT
dc.titleInclusão escolar: os fatores que dificultam o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) no ensino regularpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especialpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RENILDA_SILVA.pdf
Size:
2.39 MB
Format:
Adobe Portable Document Format