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Inclusão escolar: os fatores que dificultam o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) no ensino regular
dc.contributor.advisor | Vale, Vera Maria Silvério do, 1961- | |
dc.contributor.author | Silva, Renilda Pereira da | |
dc.date.accessioned | 2022-06-28T08:44:44Z | |
dc.date.available | 2022-06-28T08:44:44Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | O estudo apresentado neste trabalho teve o objetivo de identificar os fatores que dificultam a efetivação da inclusão de alunos com NEE no ensino regular. Para atingir tal objetivo a metodologia utilizada foi a abordagem exploratória e explicativa seguindo o paradigma fenomenológico- interpretativo, utilizando questionários semiestruturados para a coleta de dados aplicados a profissionais da educação. Participaram da pesquisa 10 professores do Ensino Fundamental, 01 gestor, 03 supervisores, 01 professor de AEE e 01 professor de apoio. Como fundamentação contemplou-se os conceitos de inclusão e integração, fazendo um breve histórico da Educação Inclusiva, além dos dispositivos legais nos quais pautam os princípios da inclusão, bem como as concepções sobre a inclusão e seus maiores desafios, discutindo a formação de professores como elemento chave para a inclusão. os resultados da coleta de dados foram tabulados e analisados a partir de três categorias: as principais dificuldades abordadas pelos participantes, as concepções sobre a inclusão e a formação de professores. Os resultados ressaltam a formação dos professores como uma das questões fundamentais para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas. Conclui-se que as concepções com relação à inclusão não são entendidas da mesma forma por eles. Concluiu-se também que os docentes reconhecem o direito à inclusão e sua relevância no desenvolvimento das crianças público-alvo da educação especial, porém apontam inúmeras dificuldades para que a inclusão de alunos com NEE se efetive na prática. Enfatiza-se a necessidade de formação dos professores em áreas específicas da Educação Inclusiva. No entanto, aliado a esta formação torna-se relevante uma consciência crítica deste profissional em relação à sua prática contemplando uma mudança de postura e atitudes, pois somente a formação não garante o sucesso no processo de inclusão. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203028783 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/41209 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Conceções | pt_PT |
dc.subject | formação de Professores | pt_PT |
dc.subject | Práticas | pt_PT |
dc.title | Inclusão escolar: os fatores que dificultam o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) no ensino regular | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial | pt_PT |
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