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A amizade como promotora da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais

dc.contributor.advisorBaptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-
dc.contributor.authorSantos, Adriana Cristina da Silva Costa
dc.date.accessioned2019-03-14T11:44:49Z
dc.date.available2019-03-14T11:44:49Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractEste trabalho pretende evidenciar como a amizade pode ser promotora da inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e como os pares podem ser um elemento chave na criação de um ambiente inclusivo que favoreça o desenvolvimento afetivo, emocional e social de uma criança que tenha NEE. Em termos metodológicos este trabalho insere-se num paradigma qualitativo com um cariz de investigação-ação. Para a realização do trabalho utilizei como instrumentos de recolha e análise de informação inicial, a observação participante, as notas de campo, os registos fotográficos e as entrevistas aplicados às crianças e aos cinco adultos que estavam intimamente ligados ao grupo. Posteriormente, na fase da intervenção com o grupo, foram planificadas situações diversas (leitura e debate de histórias sobre “meninos especiais” e atividades lúdicas). O grupo alvo era constituído por 22 crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos. Neste grupo estavam incluídas 5 crianças sinalizadas como tendo NEE. O grupo de crianças que esteve envolvido no estudo revela já ter conceções iniciais sobre a amizade e a importância de respeitar e incluir o outro nas tarefas e brincadeiras do dia-adia. Nesse sentido procurei, ao longo do período destinado à intervenção, partir das suas conceções e desenvolver atividades que me permitissem observar no grupo de crianças comportamentos como a tolerância, a cooperação, a partilha, a sensibilidade, a capacidade de se conseguir colocar no lugar do outro, o respeito pelo outro e a interajuda. Paralelamente, a ação de sensibilização e divulgação do projeto “O Planeta da Amizade” junto dos pais também foi um momento muito importante e essencial para que haja um trabalho de sensibilização conjunto (Jardim de Infância e família). A intervenção realizada foi importante enquanto momento de reflexão conjunta, sensibilização para a diferença e incentivo ao estabelecimento de laços afetivos e de amizade entre as crianças com NEE e as crianças ditas “típicas”.pt_PT
dc.identifier.tid202184099pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/28068
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAmizadept_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectJardim de Infânciapt_PT
dc.subjectRelação Interpessoalpt_PT
dc.titleA amizade como promotora da inclusão de crianças com necessidades educativas especiaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

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