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Abstract(s)
Este trabalho pretende evidenciar como a amizade pode ser promotora
da inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e como
os pares podem ser um elemento chave na criação de um ambiente inclusivo que
favoreça o desenvolvimento afetivo, emocional e social de uma criança que tenha
NEE.
Em termos metodológicos este trabalho insere-se num paradigma qualitativo
com um cariz de investigação-ação. Para a realização do trabalho utilizei como instrumentos
de recolha e análise de informação inicial, a observação participante, as
notas de campo, os registos fotográficos e as entrevistas aplicados às crianças e aos
cinco adultos que estavam intimamente ligados ao grupo. Posteriormente, na fase da
intervenção com o grupo, foram planificadas situações diversas (leitura e debate de
histórias sobre “meninos especiais” e atividades lúdicas). O grupo alvo era constituído
por 22 crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos. Neste grupo
estavam incluídas 5 crianças sinalizadas como tendo NEE. O grupo de crianças
que esteve envolvido no estudo revela já ter conceções iniciais sobre a amizade e a
importância de respeitar e incluir o outro nas tarefas e brincadeiras do dia-adia.
Nesse sentido procurei, ao longo do período destinado à intervenção, partir das
suas conceções e desenvolver atividades que me permitissem observar no grupo de
crianças comportamentos como a tolerância, a cooperação, a partilha, a sensibilidade,
a capacidade de se conseguir colocar no lugar do outro, o respeito pelo outro e a interajuda.
Paralelamente, a ação de sensibilização e divulgação do projeto “O Planeta da
Amizade” junto dos pais também foi um momento muito importante e essencial para
que haja um trabalho de sensibilização conjunto (Jardim de Infância e família). A
intervenção realizada foi importante enquanto momento de reflexão conjunta, sensibilização
para a diferença e incentivo ao estabelecimento de laços afetivos e de amizade
entre as crianças com NEE e as crianças ditas “típicas”.
Description
Keywords
Amizade Inclusão Jardim de Infância Relação Interpessoal