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Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma adaptação da Escala de Representações sobre
Altas Capacidades Intelectuais - ERACI, para estudantes do ensino superior português. Responderam à
versão espanhola do instrumento composto por 34 itens, 456 alunos do ensino superior. Frequentavam
as licenciaturas de 8 cursos nas universidades do Porto, Minho e Madeira e Escola Superior de Música
de Braga. Após a leitura e análise dos itens, sua conjugação com o referencial teórico, combinando os
valores próprios e a representação gráfica dos fatores (gráfico scree plot), a melhor estrutura encontrada
foi de 5 fatores. Sugere-se a aplicação da escala, numa amostra maior e mais representativa, de forma
a aprofundar conhecimentos para o seu melhor aproveitamento na avaliação nas altas capacidades
intelectuais.
Description
Keywords
representações cognitivas; altas capacidades intelectuais; ensino superior
Pedagogical Context
Citation
Miranda, L., Aperribai, L., Morais, F., & Machado, M. (2020). Estudo das caraterísticas psicométricas da escala das representações sobre altas capacidades intelectuais (ERACI): um estudo com universitários portugueses. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, 24 (3), 116-136.
