Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio profissional

dc.contributor.authorLeal, Ana Sofia Santos
dc.date.accessioned2013-05-22T15:36:30Z
dc.date.available2013-05-22T15:36:30Z
dc.date.issued2013-04
dc.descriptionEste Relatório conta com a presente Introdução, a necessária Reflexão Final (bem como as Referências bibliográficas) e três capítulos. Na Introdução, para além a identificação do local de estágio acima feita e da descrição agora feita, referir-me-ei à importância da elaboração do Relatório, identificarei o grupo de estágio, focarei a metodologia utilizada, falando ainda sobre a pertinência do Estágio Profissional. Por último, darei notícia da distribuição do tempo de estágio. No primeiro capítulo, estão presentes os relatos das observações realizadas ao longo do estágio, nas diferentes salas de aula dos dois ciclos de ensino. Estes relatos são complementados por inferências e fundamentações das práticas observadas. As aulas ministradas pelas respetivas educadoras e professoras das turmas onde estagiei serão objeto dessa reflexão teórica, bem como algumas aulas programadas ou aulas surpresa dadas pelas minhas colegas de estágio. Se bem que consciente de que, também eu, estou em processo de aprendizagem, comento todas as aulas dadas por mim. A reflexão sobre a forma como me preparei e o que fiz, levar-me-ão a uma autocrítica que me parece indispensável. Algumas planificações de aulas realizadas surgem no segundo capítulo. No que respeita à educação Pré-Escolar, as planificações apresentadas são referentes à aula lecionada, junto de um grupo de crianças na faixa etária dos 5 anos, na Área de Expressão e Comunicação, Domínio da Matemática, e à aula lecionada, num grupo de crianças na faixa etária dos 4 anos, na mesma Área, mas no Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita. Quanto ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, as planificações apresentadas referem-se a uma aula lecionada, numa turma de 2.º ano de escolaridade, de Estudo do Meio e, por fim, uma aula de Português que lecionei numa turma de 3.º ano. No terceiro capítulo, apresento os dispositivos de avaliação que realizei ao longo do meu Estágio Profissional. Para o Pré-Escolar, os dispositivos apresentados referem-se a: um dispositivo no Domínio da Matemática, aplicado a crianças com 5 anos de idade; um dispositivo na Área de Conhecimento do Mundo, aplicado também a crianças na faixa etária dos 5 anos. Posteriormente, apresenta-se um dispositivo de avaliação de Português, aplicada a uma turma de 4.º ano de escolaridade e, por último, um 5 dispositivo de avaliação de Estudo do Meio (especificamente sobre História de Portugal), que também foi aplicado a uma turma de 4.º ano. Na Reflexão Final, apresento algumas conclusões desta minha experiência de Estágio e da escrita deste Relatório, apontando algumas das limitações surgidas ao longo da elaboração do mesmo.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/4212
dc.language.isoporpor
dc.subjectRelatóriopor
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subjectEnsino básico 1° ciclopor
dc.titleRelatório de estágio profissionalpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Estágio Profissional_ Ana Filipa Leal.pdf
Size:
3.11 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: