Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Práticas do professor na discussão de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido de número

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Este artigo incide sobre as práticas de um professor do 3.º ano do Ensino Básico, no contexto de um projeto colaborativo, visando o desenvolvimento do sentido de número. Concretamente, foca-se nos desafios com que o professor se depara na discussão de tarefas e as suas preocupações relacionadas com o desenvolvimento do sentido de número nos seus alunos. Utilizou-se uma metodologia qualitativa e a recolha de dados incluiu a observação de aulas e sessões de trabalho da equipa do projeto, a análise documental e entrevistas. Os resultados salientam que os principais desafios para o professor na discussão das tarefas são: selecionar os alunos que apresentam as suas estratégias à turma e ordenar essas apresentações, compreender as resoluções dos alunos e “dar-lhes voz”. Sobressaem como preocupações associadas ao desenvolvimento do sentido de número a consciencialização de diversas estratégias por parte dos alunos, o estabelecimento da relação entre os contextos e os cálculos e o uso de métodos eficazes de cálculo.
This article focuses on the practices of a third grade primary teacher who participated in a collaborative project, aimed at developing students’ number sense. Specifically, it analyzes the challenges that the teacher faced during the tasks’ discussion and his concerns related to the development of the students' number sense. We used a qualitative methodology and data collection included observation of classroom and of project team’s working sessions, and document analysis and interviews. The results highlight the main challenges that the teacher faces: deciding on which students’ written productions should be presented to the class; choosing the order of students’ presentations; understanding students' strategies and being able to ‘give them a voice’. The teacher's main concerns regarding the development of the students’ number sense that stand out are the awareness of the different strategies that could be used, the identification of relationships between contexts, and calculations and use of effective methods of calculation.

Description

Keywords

Práticas do professor Desenvolvimento do sentido do número Discussão de tarefas Trabalho colaborativo Teacher's practice Number sense development Tasks' discussion Collaborative work

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade Estadual Paulista

CC License

Altmetrics