Repository logo
 
Publication

Práticas do professor na discussão de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido de número

dc.contributor.authorDelgado, Catarina
dc.contributor.authorOliveira, Hélia
dc.contributor.authorBrocardo, Joana
dc.date.accessioned2017-06-02T09:05:44Z
dc.date.available2017-06-02T09:05:44Z
dc.date.issued2017-04
dc.description.abstractEste artigo incide sobre as práticas de um professor do 3.º ano do Ensino Básico, no contexto de um projeto colaborativo, visando o desenvolvimento do sentido de número. Concretamente, foca-se nos desafios com que o professor se depara na discussão de tarefas e as suas preocupações relacionadas com o desenvolvimento do sentido de número nos seus alunos. Utilizou-se uma metodologia qualitativa e a recolha de dados incluiu a observação de aulas e sessões de trabalho da equipa do projeto, a análise documental e entrevistas. Os resultados salientam que os principais desafios para o professor na discussão das tarefas são: selecionar os alunos que apresentam as suas estratégias à turma e ordenar essas apresentações, compreender as resoluções dos alunos e “dar-lhes voz”. Sobressaem como preocupações associadas ao desenvolvimento do sentido de número a consciencialização de diversas estratégias por parte dos alunos, o estabelecimento da relação entre os contextos e os cálculos e o uso de métodos eficazes de cálculo.pt_PT
dc.description.abstractThis article focuses on the practices of a third grade primary teacher who participated in a collaborative project, aimed at developing students’ number sense. Specifically, it analyzes the challenges that the teacher faced during the tasks’ discussion and his concerns related to the development of the students' number sense. We used a qualitative methodology and data collection included observation of classroom and of project team’s working sessions, and document analysis and interviews. The results highlight the main challenges that the teacher faces: deciding on which students’ written productions should be presented to the class; choosing the order of students’ presentations; understanding students' strategies and being able to ‘give them a voice’. The teacher's main concerns regarding the development of the students’ number sense that stand out are the awareness of the different strategies that could be used, the identification of relationships between contexts, and calculations and use of effective methods of calculation.en
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.1590/1980-4415v31n57a16
dc.identifier.issn1980-4415
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/18462
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyesen
dc.publisherUniversidade Estadual Paulistapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.scielo.br/pdf/bolema/v31n57/0103-636X-bolema-31-57-0323.pdfpt_PT
dc.subjectPráticas do professorpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento do sentido do númeropt_PT
dc.subjectDiscussão de tarefaspt_PT
dc.subjectTrabalho colaborativopt_PT
dc.subjectTeacher's practiceen
dc.subjectNumber sense developmenten
dc.subjectTasks' discussionen
dc.subjectCollaborative worken
dc.titlePráticas do professor na discussão de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido de númeropt_PT
dc.title.alternativeum estudo no ensino básicopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceRio Claro / SPpt_PT
oaire.citation.endPage343pt_PT
oaire.citation.startPage323pt_PT
oaire.citation.titleBolema: Boletim de Educação Matemáticapt_PT
oaire.citation.volume31, n. 57pt_PT
person.familyNameSantana Coutinho Alves Delgado
person.familyNameBrocardo
person.givenNameCatarina Raquel
person.givenNameJoana
person.identifier.ciencia-idB317-C822-B31A
person.identifier.ciencia-id6F1B-36A7-BE1D
person.identifier.orcid0000-0001-8146-1236
person.identifier.orcid0000-0002-0526-7332
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typearticleen
relation.isAuthorOfPublication81295b2d-49fc-4d37-8f5d-bfe5565ae4a3
relation.isAuthorOfPublication280de74f-ed5a-446f-b32d-0da206694181
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery280de74f-ed5a-446f-b32d-0da206694181

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Práticas do professor... sentido do número - pp..pdf
Size:
1.01 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: