Repository logo
 
Publication

Investimento na inovação empresarial e o seu impacto

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorBorges, Ana Pinto
dc.contributor.authorMartins, Miguel
dc.date.accessioned2021-12-07T13:59:04Z
dc.date.available2021-12-07T13:59:04Z
dc.date.issued2021-11-10
dc.date.submitted2021-10-08
dc.description.abstractEsta dissertação surge no seguimento do estudo das Pequenas e Médias Empresas (PME) como tecido empresarial maioritário na economia portuguesa, isto reflete a necessidade de Portugal, para que estas empresas sejam sustentáveis e existam condições favoráveis no seu crescimento. O objetivo principal é avaliar a perceção da capacidade de inovação segundo a perspetiva dos consumidores em relação às PME. Esta abordagem revelou-se inovadora e interessante pelo facto dos consumidores participarem cada vez mais numa relação direta e indireta com as organizações e marcas que representam. Realizou-se uma análise quantitativa através de um inquérito por questionário a consumidores provenientes de um público geral e aleatório e obtiveram-se 394 respostas. Os resultados foram analisados por estatísticas descritivas e testes estatísticos que suportaram as principais conclusões. Cerca de 48% dos consumidores identificou que Portugal não apoia a inovação nas PME, 40% revelou que reconhece esse apoio e os restantes 12% não têm opinião formada. Este resultado não difere das características sociodemográficas (género, idade e habilitações literárias). Nesta dissertação verificou-se que a capacidade de inovação é multidimensional e os dois fatores que contribuem para a inovação são a capacidade de inovação e cultura/recursos da inovação. A inovação de marketing teve a maior percentagem com 47% seguida da inovação de produto com 21,1%, mas esta perceção difere segundo as características sociodemográficas. A perceção dos consumidores é que as PME não estão a investir na inovação, por isso será necessário haver um maior investimento para que estas empresas se tornem mais competitivas e sustentáveis.pt_PT
dc.identifier.tid202806413pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/38193
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInovação; Pequenas e médias empresas; Capacidade de inovação; Consumidorespt_PT
dc.titleInvestimento na inovação empresarial e o seu impactopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Direção Comercial e Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação Miguel Martins_29.09.pdf
Size:
1003.4 KB
Format:
Adobe Portable Document Format