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Despertar para um cuidar culturalmente competente :
dc.contributor.advisor | Soveral, Maria Manuela | |
dc.contributor.author | Carneiro, Sandra Inês Gomes | |
dc.date.accessioned | 2018-11-05T15:01:39Z | |
dc.date.available | 2018-11-05T15:01:39Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | Com fronteiras cada vez mais permeáveis à mobilidade das famílias e com uma sociedade em constante mutação económica, social, tecnológica e cultural, a acompanhar a evolução do tempo, a pluralidade de culturas e subculturas, bem como a transformação das já existentes, tem-se feito sentir na realidade portuguesa. Independentemente de tudo, é a pessoa que necessita de cuidados quem assume uma posição central, ativa e decisiva nos serviços de saúde, é quem está no centro dos cuidados. As diferenças que a diversidade cultural acarreta, mais do que as similitudes, trazem uma inevitável implicação para a relação Enfermeiro/criança/família, o que pode limitar a prestação de cuidados para quem raça, etnia, género, classe social, padrões de vida, idade, língua, etc, surgem como barreiras. O sentido para quebrar barreiras, ou mesmo impedir que surjam, compreender e respeitar as diferenças culturais e subculturais, evitar o choque cultural, o etnocentrismo e manter a identidade cultural das famílias, é o da formação constante e aprofundada, formação avançada, sensibilização para a complexidade da multi e interculturalidade e o desenvolvimento da competência cultural, lado a lado com a sensibilidade cultural, elementos de importância capital integrados na filosofia de cuidados oferecida pela Enfermagem Transcultural com Madeleine Leininger, como a Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidar e o Modelo Sunrise. Despertar para a competência cultural é muito mais do que conhecer as diferenças culturais e subculturais, é uma forma de munir os intervenientes do sistema de saúde de habilidades para integrar, articular, nunca negligenciar, e compreender as representações da cultura na saúde e na doença e o que implicam para a humanização do cuidar culturalmente congruente. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202054144 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/24724 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Enfermagem pediátrica | pt_PT |
dc.subject | Criança | pt_PT |
dc.subject | Competência cultural | pt_PT |
dc.subject | Família | pt_PT |
dc.subject | Enfermagem transcultural | pt_PT |
dc.title | Despertar para um cuidar culturalmente competente : | pt_PT |
dc.title.alternative | contributo do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediatria | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria | pt_PT |
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- RELATÓRIO FINAL COM AS REFORMULAÇÕES SOLICITADAS - SANDRA INÊS CARNEIRO 6717.pdf
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