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A influência da pandemia na capacidade de resistência em crianças com idades compreendidas entre 8-10 anos no concelho de Torres Vedras
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Vieira, Fernando | |
dc.contributor.author | Mesquita, Hélder | |
dc.date.accessioned | 2023-05-18T10:55:28Z | |
dc.date.available | 2023-05-18T10:55:28Z | |
dc.date.issued | 2023-03-10 | |
dc.description.abstract | Este relatório final é a última etapa do Mestrado em Ensino da educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, onde foram abordadas as seguintes Áreas: Área I - Dimensão Profissional, Social e Ética; Área II - Dimensão do Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem; Área III - Dimensão da Participação na escola e relação com a comunidade; e Área IV - Dimensão do Desenvolvimento profissional ao longo da vida. Todas as áreas foram alvo de uma reflexão acerca do trabalho desenvolvido. A PES foi realizada no AEL, uma instituição de ensino público que engloba as escolas em que acompanhei duas turmas, uma turma de décimo segundo ano na ESDJCD e uma de sétimo ano na EBDARP. Estas escolas tinham realidades completamente diferentes, a que me adaptei. A escola secundária situava-se na vila da Lourinhã sendo frequentada por alunos provenientes de todas as escolas básicas do concelho, enquanto a escola básica, se situava numa das extremidades do concelho, numa localidade muito pequena, onde o contexto socioeconómico é mais desfavorecido e há menores perspetivas dos alunos quanto à escola. Estas díspares realidades abriram horizontes quanto às diferenças existentes entre as escolas públicas portuguesas. O grupo de EF era estável, os recursos excelentes e favoráveis à prática desportiva. O ano letivo de 2021/2022 foi uma viragem porque surgiu na EBDARP o pavilhão. Esta estrutura, permitiu repensar a disciplina de EF quanto ao plano curricular. Foram revistos documentos estruturais e houve necessidade de construir um protocolo de AVI cujas bases ficaram para utilização futura. As planificações efetuadas tiveram em conta os PNEF, as AE, os documentos estruturais do grupo e os diferentes níveis de ensino (longo, médio e curto prazo) atendendo às caraterísticas específicas das turmas e dos alunos. Foram utilizadas diversas estratégias de aulas e estilos de ensino para chegar aos alunos e promover o sucesso. Houve um crescimento profissional e pessoal e grande envolvimento na comunidade educativa e em projetos que pudessem aumentar a proximidade dos alunos para com a escola. A nível da investigação, efetuou-se um estudo envolvendo a APF e a variação da capacidade de resistência das crianças que frequentaram o 3º e 4º ano do 1º ciclo, entre os anos letivos 2020/2021 (pandemia) e 2021/2022 (retoma pós-pandemia) das escolas das freguesias de A-dos-Cunhados e Silveira, esperando que seja um contributo nesta área. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203294289 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/44819 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Prática de ensino supervisionada | pt_PT |
dc.subject | Planificação | pt_PT |
dc.subject | Avaliação | pt_PT |
dc.subject | Investigação-ação | pt_PT |
dc.title | A influência da pandemia na capacidade de resistência em crianças com idades compreendidas entre 8-10 anos no concelho de Torres Vedras | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |