Browsing by Issue Date, starting with "2023-03-10"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Validation of the method microwave assisted extraction to total fat extraction in fishPublication . Cardoso, Inês Cristina Carrero; Veloso, Ana Cristina AraújoOs ácidos gordos podem ser encontrados numa ampla gama de moléculas com diversas propriedades químicas e físicas. A análise destes é essencial para a rotulagem nutricional, auxiliando na compreensão da diversidade de ácidos gordos presentes em diversos produtos alimentares, o que torna a sua extração um desafio. Este trabalho, em parceria com a AEMITEQ, teve como principal objetivo a validação do método de extração assistida por micro-ondas (MAE) para avaliação da gordura total na matriz peixe, garantindo as condições de otimização. Outro objetivo deste trabalho foi a comparação entre métodos. Esta foi feita entre o método MAE e o método de Soxhlet, utilizado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), de modo a perceber qual o mais vantajoso. Para a realização deste trabalho foi utilizado o equipamento ETHOS X, da Milestone. Este equipamento permite a utilização de 12 vasos em simultâneo, permitindo aumentar o desempenho de extração e sendo assim uma grande vantagem do método quando comparado com outros. Para a extração da gordura total são utilizados dois solventes: ácido sulfúrico (10 mL) que origina a hidrólise, e ciclohexano (25 mL), que forma duas fases distintas. O tempo de extração é de cerca 90 minutos, no qual se segue 20 minutos de evaporação da fase orgânica para obter a gordura total. Para a validação do método, os parâmetros estudados foram o limite de quantificação e deteção, padrões de controlo, duplicados e replicados de amostra, testes de recuperação, e finalmente, materiais de referência. Para validar o método foram calculadas a incerteza expandida (𝑼), a precisão e a veracidade. O valor de 𝑼 foi calculado de quatro maneiras para diferentes gamas de trabalho: 0,1-1 g/100g, 1-5 g/100g, 5-10 g/100g e >10 g/100g. A partir de padrões de controlo + duplicados + material de referência obtiveram-se os seguintes valores de 𝑼: 20%, 22%, 15% e 12%, respetivamente. Tendo em conta padrões de controlo + duplicados + testes de recuperação obtiveram-se valores de 29%, 30%, 25% e 24% para cada gama de trabalho. Para o cálculo da 𝑼 por amostras, as gamas de trabalho estudadas foram apenas de: 1-5 g/100g, 5-10 g/100g e >10 g/100g. Os valores obtidos a partir de amostras + material de referência foram de 20%, 11% e 12%, e para amostras + testes de recuperação obteve-se 28%, 23% e 24%, respetivamente. Com isto, o valor de 𝑼 escolhido foi 22% obtido pelos padrões de controlo + material de referência, uma vez que é o menor valor que abrange todas as gamas de trabalho estudadas. iv Com o estudo realizado, pode-se confirmar que o método é bastante vantajoso quando comparado com o Soxhlet, uma vez que apresenta um menor tempo de extração, a quantidade de solvente a utilizar é inferior, e ainda, é possível analisar 12 amostras ao mesmo tempo. Conclui-se também que o método foi validado com sucesso, podendo ainda haver espaço para melhorias.
- A influência da pandemia na capacidade de resistência em crianças com idades compreendidas entre 8-10 anos no concelho de Torres VedrasPublication . Mesquita, Hélder; Vieira, FernandoEste relatório final é a última etapa do Mestrado em Ensino da educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, onde foram abordadas as seguintes Áreas: Área I - Dimensão Profissional, Social e Ética; Área II - Dimensão do Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem; Área III - Dimensão da Participação na escola e relação com a comunidade; e Área IV - Dimensão do Desenvolvimento profissional ao longo da vida. Todas as áreas foram alvo de uma reflexão acerca do trabalho desenvolvido. A PES foi realizada no AEL, uma instituição de ensino público que engloba as escolas em que acompanhei duas turmas, uma turma de décimo segundo ano na ESDJCD e uma de sétimo ano na EBDARP. Estas escolas tinham realidades completamente diferentes, a que me adaptei. A escola secundária situava-se na vila da Lourinhã sendo frequentada por alunos provenientes de todas as escolas básicas do concelho, enquanto a escola básica, se situava numa das extremidades do concelho, numa localidade muito pequena, onde o contexto socioeconómico é mais desfavorecido e há menores perspetivas dos alunos quanto à escola. Estas díspares realidades abriram horizontes quanto às diferenças existentes entre as escolas públicas portuguesas. O grupo de EF era estável, os recursos excelentes e favoráveis à prática desportiva. O ano letivo de 2021/2022 foi uma viragem porque surgiu na EBDARP o pavilhão. Esta estrutura, permitiu repensar a disciplina de EF quanto ao plano curricular. Foram revistos documentos estruturais e houve necessidade de construir um protocolo de AVI cujas bases ficaram para utilização futura. As planificações efetuadas tiveram em conta os PNEF, as AE, os documentos estruturais do grupo e os diferentes níveis de ensino (longo, médio e curto prazo) atendendo às caraterísticas específicas das turmas e dos alunos. Foram utilizadas diversas estratégias de aulas e estilos de ensino para chegar aos alunos e promover o sucesso. Houve um crescimento profissional e pessoal e grande envolvimento na comunidade educativa e em projetos que pudessem aumentar a proximidade dos alunos para com a escola. A nível da investigação, efetuou-se um estudo envolvendo a APF e a variação da capacidade de resistência das crianças que frequentaram o 3º e 4º ano do 1º ciclo, entre os anos letivos 2020/2021 (pandemia) e 2021/2022 (retoma pós-pandemia) das escolas das freguesias de A-dos-Cunhados e Silveira, esperando que seja um contributo nesta área.