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Avaliação em creche: implicação com materiais não estruturados

dc.contributor.advisorVale, Vera Maria Silvério do, 1961-
dc.contributor.authorPereira, Beatriz Sofia Cunha
dc.date.accessioned2022-03-25T13:59:45Z
dc.date.available2022-03-25T13:59:45Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractEste estudo foi desenvolvido durante a Prática Educativa Supervisionada, em contexto de creche, com três crianças entre os 18 e os 36 meses, no decorrer do Mestrado em Educação Pré-escolar. Este teve como objetivo apresentar um processo de avaliação de qualidade, combatendo a ideia da avaliação como um conjunto de check-lists. Considerando então esta necessidade e a melhoria da qualidade da avaliação em contexto de creche, procurei compreender e aprofundar a avaliação, observando e analisando a implicação das crianças durante diversos momentos e com os diferentes materiais, principalmente materiais não estruturados, para posteriormente retirar conclusões relativamente aos níveis de implicação evidenciados por cada criança, e como eram influenciadas pelos materiais. O nível de implicação é um indicador que diz respeito às condições ambientais e o que estas provocam na criança, ou seja, um indicador da qualidade do contexto. Utilizar a análise dos níveis de implicação, para avaliar aquilo que se oferece, é uma poderosa ferramenta para apontar direções aos educadores e para que estes possam tomar consciência sobre as possíveis limitações da organização e das dinâmicas, a alterar/inovar em prol do bem-estar, desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Com base na observação das crianças, foram utilizados como instrumentos de recolha de dados, notas retiradas aquando das observações e as Escalas de Observação da Implicação de Laevers, adaptadas por Gabriela Portugal (Portugal e Laevers, 2010). A análise dos dados permitiu concluir que, durante as suas explorações, as crianças evidenciaram níveis elevados de implicação, sendo que para duas crianças os materiais não estruturados foram potenciadores desses mesmos níveis, uma vez que era durante a exploração destes materiais que estas mais evidenciavam indicadores de foco, concentração, dedicavam mais tempo, energia, revelando imaginação e criatividade.pt_PT
dc.identifier.tid202964019pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/39843
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCrechept_PT
dc.subjectMateriais Não Estruturadospt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectImplicaçãopt_PT
dc.subjectObservaçãopt_PT
dc.titleAvaliação em creche: implicação com materiais não estruturadospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

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