Publication
Relatório de Estágio Profissional
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Almeida, José Maria de | |
dc.contributor.author | Louro, Carolina Pereira | |
dc.date.accessioned | 2018-08-10T13:17:17Z | |
dc.date.available | 2018-08-10T13:17:17Z | |
dc.date.issued | 2018-07-31 | |
dc.description.abstract | Este relatório de Estágio Profissional corresponde à síntese das unidades curriculares da Prática Pedagógica, entre 2016 e 2018. O presente relatório de estágio está repartido em 4 capítulos. Na parte inicial de cada capítulo existirá uma contextualização e, em seguida, um desenvolvimento do tema de acordo com o capítulo. Primeiramente, será feita a introdução, identificação do local de Estágio Profissional e em seguida, a calendarização e o cronograma que engloba todos os momentos do Estágio Profissional. O capítulo 1 contempla a descrição das narrativas de estágio e a respetiva fundamentação teórica de 10 relatos de práticas observadas e realizadas no Estágio Profissional. Do total de 10 registos, 7 correspondem a práticas observadas por mim, com grupos de crianças desde os 3 anos de idade aos 10 anos. Os restantes 3 relatos dizem respeito a atividades realizadas por mim durante o estágio profissional. O capítulo 2 engloba a apresentação de 8 planificações de atividades propostas e executadas por mim em momentos de estágio, em idades entre os 3 e os 10 anos. As planificações incluem os conteúdos abordados, a duração de cada atividade, as estratégias e os recursos utilizados. A fundamentação teórica incide sobre as estratégias escolhidas por mim e os recursos que utilizei. O Capítulo 3 é a apresentação de 4 dispositivos de avaliação, sendo que 2 correspondem à Educação Pré-Escolar, dos 3 aos 6 anos, e a respetiva análise dos resultados. Os restantes 2 dispositivos de avaliação foram aplicados por mim a alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O Capítulo 4 apresenta uma proposta de um projeto, elaborado e pensado por mim. O mesmo é explicado, segundo a metodologia de trabalho de projeto e apresento várias atividades para realizar com as crianças para melhorarem a sua alimentação e as suas escolhas alimentares. Por fim, apresento uma reflexão final e as referências bibliográficas que utilizei aos longo do relatório de estágio. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201964767 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/23642 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | relatório | pt_PT |
dc.subject | educação pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | ensino do 1º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.title | Relatório de Estágio Profissional | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Escola Superior de Educação João de Deus | |
thesis.degree.name | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |