Repository logo
 
Publication

Impacto de um sistema de segurança alimentar na percepção e satisfação do cliente

dc.contributor.advisorBarbosa, João José Pereira Lúcio
dc.contributor.authorEscola, Hélia Susana Jacinto
dc.date.accessioned2015-02-25T16:46:45Z
dc.date.available2015-02-25T16:46:45Z
dc.date.issued2014-10
dc.descriptionDissertação para obtenção do grau de Mestre em Segurança Alimentar e Saúde Públicapor
dc.description.abstractA satisfação do cliente é cada vez mais uma preocupação das empresas e dos investigadores das mais diversas ciências. A par disto a segurança alimentar tem nos últimos anos obtido um maior reconhecimento, quer pelas crises que o sector sofreu, quer pelos novos mecanismos de autocontrolo aplicados que vieram também criar uma sociedade cada vez mais informada e exigente. Neste contexto o presente estudo visa compreender se os requisitos de segurança alimentar são transmitidos e reconhecidos pelos consumidores e, por consequência qual a sua percepção e satisfação face ao actual estado das secções alimentares num hipermercado. Assim foram trabalhados dados de inquéritos de satisfação cliente da grande distribuição e de auditorias de qualidade, com o intuito de aferir a satisfação do cliente, mas principalmente a relação existente entre as diversas ferramentas de avaliação de satisfação do cliente e da segurança alimentar. Através da análise do estudo de satisfação do cliente, verifica-se que o consumidor se sente satisfeito ao adquirir produtos alimentares na grande distribuição. Quanto à relação entre variáveis constata-se que há evidências para a relação das auditorias higio-sanitárias e das auditorias de autocontrolo, da limpeza e higiene nos produtos alimentares e da satisfação das secções alimentares, das auditoria de autocontrolo e dos indicadores de formação e das auditorias de segurança alimentar e da satisfação das secções alimentares, contudo nem todas as variáveis em estudo apresentaram uma relação. De realçar que foi efectuado um estudo evolutivo e para as diferentes ferramentas os resultados tendem a melhorar ao longo dos anos. Deste modo, este estudo permitiu obter conclusões interessantes sobre as diferentes variáveis de satisfação do cliente e de segurança alimentar, fornecendo recomendações úteis para a tomada de decisões no retalho alimentar.por
dc.identifier.tid201101289
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/7869
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Superior de Ciências da Saúde Egas Monizpor
dc.subjectHigiene e segurança alimentarpor
dc.subjectComportamento do consumidorpor
dc.subjectAlimento seguropor
dc.subjectRisco alimentarpor
dc.titleImpacto de um sistema de segurança alimentar na percepção e satisfação do clientepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Escola, Hélia Susana Jacinto.pdf
Size:
3.56 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: