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O valor da marca de vinho do porto Ramos Pinto na perspetiva do consumidor

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Objetivo: A presente dissertação tem como objetivo principal compreender o valor da marca Vinho do Porto Ramos Pinto, na perspetiva do consumidor, em Portugal. Metodologia: Abordagem indutiva de natureza qualitativa fundamentada no método de estudo de caso. Tendo em conta as técnicas de recolhas de dados foi necessário recorrer a técnicas quantitativas (inquérito por questionário). A recolha de dados foi realizada através de um questionário via online, o que permitiu uma amostra válida de 483 respostas, em que 383 são consumidores de Vinho do porto e apenas 112 são consumidores de Vinho do Porto Ramos Pinto. Principais resultados e conclusões: Os resultados obtidos demonstram que existe uma relação positiva entre as variáveis notoriedade, lealdade, associações e qualidade percebida e o valor da marca Vinho do Porto Ramos Pinto. Ou seja, todas as variáveis variam no mesmo sentido que o valor da marca. Assim sendo, sempre que a notoriedade, associações, lealdade ou qualidade percebida aumentam o valor da marca Ramos Pinto também aumenta. Contudo é de destacar que a notoriedade e a qualidade percebida são as variáveis que apresentam os coeficientes mais baixos, enquanto a lealdade e as associações à marca apresentam coeficientes mais elevados. A lealdade à marca é considerada a dimensão com maior intensidade sobre o valor da marca. Valor: Apesar do valor da marca ser um conceito que tem vindo a ser alvo de estudo, o número de investigações em que aplicam este conceito ao setor vinícola ainda é escasso, em Portugal e no mundo. O facto de ser reduzido o número de estudos realizado no contexto vinícola revela a originalidade desta investigação, trazendo utilidade tanto para a Ramos Pinto, como para todas as empresas do setor.

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Marca Valor da Marca Notoriedade à Marca Lealdade à Marca Associações à Marca Qualidade Percebida Vinho do Porto e Portugal

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