Repository logo
 
Publication

O jogo e a expressão dramática na educação pré-escolar: que importância em contexto educativo

dc.contributor.advisorBento, Avelino
dc.contributor.authorFerreira, Catarina Lopes de Barros
dc.date.accessioned2016-11-16T00:21:00Z
dc.date.available2016-11-16T00:21:00Z
dc.date.issued2013-02-14
dc.description.abstractO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado Profissionalizante em Educação Pré-Escolar, tendo como tema final “O Jogo e a Expressão Dramática na Educação Pré-Escolar. Que importância em contexto educativo? Pretendo com este relatório refletir sobre a prática do Jogo e da Expressão Dramática no jardim de infância, porquanto é consensual que o jogo e a prática da Expressão Dramática promovem o desenvolvimento da criança. Neste sentido, procurei conhecer e aprofundar este tema, mais propriamente, a sua prática em jardim de infância e a importância no mesmo. Este tema foi desenvolvido no segundo semestre, durante a prática pedagógica, com a execução de várias atividades envolvendo as crianças, ao mesmo tempo que iniciava um percurso de investigação. A metodologia utilizada neste relatório foi, portanto, a investigação-ação, envolvendo métodos de recolha de dados através: da observação direta, das notas de campo, dos registos fotográficos e dos diálogos e questionários à Educadora Titular e aos Encarregados de Educação. Este relatório ainda comporta o enquadramento teórico, a metodologia adotada, a contextualização da ação e a descrição das atividades práticas postas em ação no Jardim de Infância.pt_PT
dc.description.abstractThis report was accomplished within the course of Supervised Teaching Practice integrated in Professional Preschool Education Masters, with the final theme: "The Game and Drama in Preschool Education. How important? ". I intend with this report reflect on the practice of Game and Drama in kindergarten, because it is generally agreed that they promote child development. In this sense, I tried to understand and explore this theme, specifically on their practice in kindergarten and about his importance. This theme was developed during the pedagogical practice in the second semester, with the implementation of various activities with the children and their investigations. The methodology used in this report was the action inquiry and methods of data collection through: direct observation, field notes, photographic records, dialogues and questionnaires to the responsible Educator and to the legal Guardians of the children. This report also includes the theoretical framework, the methodology adopted, the contextualization of action and description of practical activities put into action in Kindergarten.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/15466
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjecteducação pré-escolarpt_PT
dc.subjecto jogopt_PT
dc.subjecta expressão dramáticapt_PT
dc.subjectatividade lúdicapt_PT
dc.subjectintervenção educativapt_PT
dc.subjectpreschool educationpt_PT
dc.subjectthe gamept_PT
dc.subjectthe dramapt_PT
dc.subjectplayful activitypt_PT
dc.subjecteducational Interventionpt_PT
dc.titleO jogo e a expressão dramática na educação pré-escolar: que importância em contexto educativopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Portalegre
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Final Catarina Ferreira.pdf
Size:
1.17 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: