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Abstract(s)
A Rede de Transporte de Comunicações Militares é um dos pilares essenciais da
estrutura de Comando e Controlo das Forças Armadas, sendo imprescindível para a sua
prontidão operacional.
Até à década de 80, cada ramo das Forças Armadas procedeu à construção da sua
própria rede de transporte de comunicações. Nessa mesma década, o EMGFA (Estado
Maior General das Forças Armadas) realizou um estudo em que identificava vantagens na
adopção de uma rede única para as Forças Armadas, de modo a eliminar a redundância e a
ineficiência que se verificava na utilização dos meios.
Apesar de, no plano teórico, se ter dado passos significativos com a produção de
alguns documentos essenciais para a orientação de todo o processo de aquisição de
equipamentos, identificam-se faltas na produção de documentação que regule a sustentação
da rede.
Por outro lado, a construção da rede das Forças Armadas privilegiou a adaptação
das estruturas existentes, sem que se tenha efectuado uma verdadeira reestruturação.
Recentemente, uma nova rede de transporte de Comunicações foi construída para
responder às necessidades do Ministério da Economia Transportes e Comunicações.
Num contexto de restrições orçamentais da Administração Pública, procurou esta
investigação identificar em que medida é viável partilhar as infra-estruturas de transporte
de comunicações dos diferentes Ministérios, de modo a assegurar um serviço eficaz e mais
eficiente.
Assim, concluiu-se que será viável, nos troços comuns, adoptar a partilha de infraestruturas
de comunicações que na sequência apresentada – Anexo A – inclui a estrutura
base em que são instalados os módulos rádio. Nos troços cujo desenvolvimento não é
geograficamente coincidente deverá adoptar-se uma solução de complementaridade, em
que o transporte do tráfego prioritário de uma Instituição será assegurado pela rede da
outra Instituição e vice- versa. Abstract: The Military Radio Relay Communications Network is one of the essential pillars
in the Command and Control Armed Forces structure, being essential for its operational
readiness.
Until the 80s, each branch of Armed Forces had its own network. In that same
decade, Armed Forces Headquarters conducted a study that identified advantages in the
adoption of a single network for the Armed Forces, in order to eliminate redundancies and
inefficiencies that existed in the use of the resources.
Although, in theory, many significant steps in the production of some key
documents to guide the entire process of purchasing equipment were taken, faults have
been identified in the production of documents regulating the support of the network.
Moreover, the construction of the Armed Forces network was focused on
adaptation of existing structures, without an effective rebuild.
Recently, a new Radio Relay Communications Network was built to meet the needs
of the Ministry of Transport.
In a context of government budgetary constraints, this research sought to identify if
it is possible to expand the sharing of the communications transport infrastructure of the
various ministries to ensure the efficacy and efficiency of the service.
Thus, it was found to be viable in common paths to adopt the sharing of
communications infrastructure that are presented in Appendix A, including the base system
in which the radio modules are installed. Sections, in which development is not spatially
coincident, a solution of complementarity should be selected. By this way, the priority
traffic of an institution will be carried by another institution’s network and vice versa.
Description
Keywords
Rede de Transporte de Comunicações Partilha Racionalização Eficiência Eficácia Qualidade Instalação Manutenção Disponibilidade Largura de Banda Feixes Hertzianos Backbone
