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Promoção de saúde na escola :

dc.contributor.advisorSousa, José Edmundo
dc.contributor.authorTavares, Ana Sofia Nunes
dc.date.accessioned2019-02-22T11:35:51Z
dc.date.available2019-02-22T11:35:51Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractAs bebidas alcoólicas inserem-se num quadro de socialização transversal à maioria das culturas do mundo ocidental. Ao álcool estão frequentemente associados valores simbólicos, maioritariamente de pendor mítico, facilmente assimiláveis pelos setores mais vulneráveis da sociedade. O seu consumo precoce e, por vezes excessivo, constitui sem dúvida um grave problema de saúde pública. A evidência científica tem vindo a demonstrar a existência de padrões de consumo de alto risco, especialmente em adolescentes, revelando também que é cada vez mais precoce a idade com que ocorrem os primeiros consumos. É sabido que a adolescência, enquanto etapa estruturante do ciclo vital humano, constitui uma fase especialmente vulnerável do desenvolvimento que requer atenção particular. É na escola que os adolescentes passam a maior parte do seu dia, e como tal esta deve ser encarada como um espaço privilegiado de reflexão sobre os seus percursos de vida e sobre as melhores opções a tomar. É fundamental proporcionar aos adolescentes, uma informação consolidada e bem fundamentada técnica e cientificamente. A intervenção comunitária foi desenvolvida na Escola Básica Nun’Alvares, na Arrentela, concelho do Seixal, e teve como objetivo principal contribuir para a promoção de comportamentos saudáveis que conduzam à prevenção do consumo de álcool na adolescência. Foi aplicada a metodologia do Planeamento em Saúde, e teve como referencial teórico o Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender. Os resultados obtidos mostraram um acentuado défice de conhecimentos acerca do álcool, relacionado não só com os efeitos farmacológicos, ação e consequências no organismo, mas também com algumas ideias erróneas ligadas a mitos e falsos conceitos, e apontam para risco de abuso de álcool, relacionado com sentimento de solidão. A educação para a saúde foi a base da estratégia de intervenção comunitária, que na globalidade atingiu os objetivos a que se propôs e permitiu o desenvolvimento de competências especializadas em enfermagem comunitária.pt_PT
dc.identifier.tid202053938
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/27930
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnfermagem comunitáriapt_PT
dc.subjectPromoção da saúdept_PT
dc.subjectVulnerabilidadept_PT
dc.subjectAdolescênciapt_PT
dc.subjectConsumo de bebidas alcoólicaspt_PT
dc.titlePromoção de saúde na escola :pt_PT
dc.title.alternativeprevenção do consumo de álcool, em adolescentes com vulnerabilidade acrescidapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnfermagem Comunitáriapt_PT

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