Repository logo
 
Publication

A semiótica aplicada à educação : utilização de ícones numa atividade pedagógica para o ensino básico

dc.contributor.advisorLeonor, Susana Manuela Gomes
dc.contributor.authorCaetano, Maria Melo Antunes Lupi
dc.date.accessioned2019-03-13T12:21:58Z
dc.date.available2019-03-13T12:21:58Z
dc.date.issued2019-01
dc.description.abstractO interesse crescente pela Semiótica aplicada ao campo da Educação motivou o desenvolvimento desta investigação sobre a utilização de signos, como ferramenta do Design, em atividades pedagógicas na sala de aula. O projecto foi desenvolvido com alunos de duas turmas selecionadas do Ensino Básico. Desenvolveram-se instrumentos de pesquisa que visavam promover mecanismos de associação com repercussões de ordem cognitiva, afetiva e criativa na área da Escrita, área onde se verificam dificuldades que novas estratégias poderão colmatar. Verificou-se se nas composições realizadas após a aplicação dos instrumentos de pesquisa houve associações imputáveis à influência da visualização das imagens dos ícones e se tais alterações contribuíram para enriquecer a escrita dos alunos. Os resultados permitiram concluir que houve melhorias imputáveis ao efeito dos instrumentos de pesquisa, o que indicia que o recurso a elementos semióticos desenvolvidos em função de temas selecionados é uma estratégia de ensino a considerar na área da Escrita.pt_PT
dc.description.abstractThe growing interest in the application of Semiotics in the field of Education motivated the development of this study about the use of icons as a Design tool in classroom activities. The project was carried out in two classrooms of primary school students. Research tools were developed with the aim of promoting association mechanisms that could lead to cognitive, affective and creative effects on writing quality, an area where difficulties have been identified, which new strategies might be able to address. Written compositions were analysed after the application of the research tools to check if there were associations that could be attributed to the influence of visualizing the images on the icons and if those associations contributed to the enrichment of the text writing quality. The results lead to the conclusion that there were positive improvements derived from the influence of the research tools, which indicates that the use of semiotic elements developed for selected themes, is a learning strategy worth considering in the area of writing.pt_PT
dc.identifier.tid202189988pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/28054
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSignopt_PT
dc.subjectSemióticapt_PT
dc.subjectDesignpt_PT
dc.subjectAssociaçãopt_PT
dc.subjectPedagogiapt_PT
dc.subjectProjeto de mestradopt_PT
dc.titleA semiótica aplicada à educação : utilização de ícones numa atividade pedagógica para o ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto de Arte, Design e Empresa - Universitário
thesis.degree.nameDesign e Cultura Visualpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
._A Semiótica Aplicada à Educação.pdf
Size:
4 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: