Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Práticas de educação emocional em contexto de 1º CEB

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MONICA_SILVA.pdf7.85 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório Final apresenta o estudo realizado ao longo do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico em contexto de estágio curricular numa turma de 3º ano com 21 alunos. Este estudo resulta da experiência obtida através da implementação de um projeto de investigação-ação tendo como objetivo a autorregulação emocional dos alunos em sala de aula. O propósito deste estudo, baseou-se na promoção do desenvolvimento socioemocional dos alunos, nomeadamente na da regulação das emoções, no fomento da empatia e na sociabilidade entre pares. Após observação e registo do clima emocional da sala, em que se registaram comportamentos por parte dos alunos menos adequados às situações, foram exploradas algumas estratégias para a modificação desses mesmos comportamentos e consequentemente fomentar um bom clima emocional na sala. No final do processo, após a execução de estratégias de regulação e compreensão emocional, o grupo de alunos apresentou uma maior facilidade na gestão das emoções e uma melhor competência pró-social. Deste modo, percecionou-se claramente o surgimento de efeitos positivos nos comportamentos da turma, sustentados pelo desenvolvimento de algumas competências socioemocionais.

Description

Keywords

Desenvolvimento Socioemocional Estratégias de Mudança Comportamental Regulação Emocional

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue