Publication
Entre laços e turbulências: promover um ambiente inclusivo na educação pré-escolar
| dc.contributor.advisor | Morgado, Catarina Isabel Rodrigues, 1977- | |
| dc.contributor.advisor | Vale, Vera Maria Silvério do, 1961- | |
| dc.contributor.author | Lopes, Susana Margarida Lourenço | |
| dc.date.accessioned | 2024-11-15T11:02:30Z | |
| dc.date.available | 2024-11-15T11:02:30Z | |
| dc.date.issued | 2024 | |
| dc.description.abstract | A inclusão constitui o grande desafio que se coloca à escola na atualidade. Para garantir o direito de todas as crianças à educação é essencial que se encontrem as formas e os meios mais adequados de responder com eficácia às necessidades educativas de cada criança. Por outro lado, as Perturbações de Comportamento têm sido identificadas na investigação como fatores de risco para o desenvolvimento da criança e o aumento da sua prevalência constitui um problema para a escola inclusiva. O presente trabalho de investigação insere-se no âmbito do Mestrado em Educação Especial: Domínio Cognitivo-Motor, da Escola Superior de Educação de Coimbra e visa promover a inclusão e a participação em sala de uma criança em idade pré-escolar com comportamentos disruptivos através de um programa de modificação comportamental. O programa de intervenção implementado, procurou promover os comportamentos desejados dentro da sala, desenvolvendo competências sociais e emocionais, com base na construção de relações positivas e de confiança. Para tal, realizou-se uma recolha colaborativa dos registos de comportamentos disruptivos, pelo educador e os assistentes operacionais, antes e após a intervenção baseada num sistema de créditos. Os resultados obtidos realçam a importância de uma abordagem preventiva e da intervenção ser pensada em função das características da criança e das circunstâncias, quer familiares quer do seu meio circundante. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 203721683 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/52797 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Inclusão | pt_PT |
| dc.subject | Comportamentos Disruptivos | pt_PT |
| dc.subject | Competências Sociais e Emocionais | pt_PT |
| dc.title | Entre laços e turbulências: promover um ambiente inclusivo na educação pré-escolar | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial | pt_PT |
