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Abstract(s)
A inclusão constitui o grande desafio que se coloca à escola na atualidade. Para garantir o direito de todas as crianças à educação é essencial que se encontrem as formas e os meios mais adequados de responder com eficácia às necessidades educativas de cada criança.
Por outro lado, as Perturbações de Comportamento têm sido identificadas na investigação como fatores de risco para o desenvolvimento da criança e o aumento da sua prevalência constitui um problema para a escola inclusiva.
O presente trabalho de investigação insere-se no âmbito do Mestrado em Educação Especial: Domínio Cognitivo-Motor, da Escola Superior de Educação de Coimbra e visa promover a inclusão e a participação em sala de uma criança em idade pré-escolar com comportamentos disruptivos através de um programa de modificação comportamental.
O programa de intervenção implementado, procurou promover os comportamentos desejados dentro da sala, desenvolvendo competências sociais e emocionais, com base na construção de relações positivas e de confiança. Para tal, realizou-se uma recolha colaborativa dos registos de comportamentos disruptivos, pelo educador e os assistentes operacionais, antes e após a intervenção baseada num sistema de créditos.
Os resultados obtidos realçam a importância de uma abordagem preventiva e da intervenção ser pensada em função das características da criança e das circunstâncias, quer familiares quer do seu meio circundante.
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Keywords
Inclusão Comportamentos Disruptivos Competências Sociais e Emocionais
