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O trombone histórico no ensino vocacional
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Carvalho, Helena | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Helder | |
dc.date.accessioned | 2019-07-31T16:54:29Z | |
dc.date.available | 2019-07-31T16:54:29Z | |
dc.date.issued | 2018-11-19 | |
dc.description.abstract | O Relatório Final, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada configura-se como um trabalho de projeto individual de pesquisa, reflexão e ação, de forma a estabelecer uma articulação entre a teoria e a prática no ensino da música. É um documento que se divide em duas partes, sendo a primeira relativa a uma reflexão acerca do que se aprendeu e desenvolveu no estágio de natureza profissional, tendo em conta os efeitos que teve essa aprendizagem durante o estágio, e apontando caminhos futuros. A segunda parte é destinada à investigação científica e pedagógica, contemplando duas componentes essenciais: a identificação e caracterização de um tema diretamente associado com a disciplina lecionada durante o estágio e a proposta de uma prática docente relacionada com a superação do problema. Na primeira parte apresentam-se a estrutura e objetivos do estágio, o enquadramento da prática profissional, as competências a desenvolver e uma caracterização da instituição de acolhimento. Apresenta-se a filosofia de ensino do estagiário, baseada no conceito de boa sonoridade, fundamentada por uma explicação acerca da respiração e exemplos da sua prática pedagógica e reflexiva. Segue-se um capítulo sobre a organização do ensino e aprendizagem, que inclui sínteses reflexivas acerca das aulas observadas e lecionadas. Os capítulos seguintes abordam as várias atividades no âmbito da participação na escola e da relação com a comunidade, assim como no âmbito do desenvolvimento pessoal e profissional. A primeira parte encerra com uma reflexão sobre os contributos do estágio para o desenvolvimento profissional. Na segunda parte apresenta-se uma investigação e proposta de prática pedagógica, partindo do facto de não existir nenhuma orientação no ensino do Trombone em Portugal voltada para a prática da Música Antiga e da Interpretação Historicamente Informada, nem um professor especializado em Trombone Histórico (Sacabuxa). Com este trabalho conclui-se que este panorama pode ser alterado. Através da análise documental e da experimentação prática concluiu-se que se pode fundamentar a criação de uma nova disciplina, no ensino Secundário, de Trombone Histórico, contribuindo para diversificar o ensino da música em Portugal. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202268772 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/29445 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Prática de ensino supervisionada | pt_PT |
dc.subject | Ensino artístico especializado de música | pt_PT |
dc.subject | Sacabuxa | pt_PT |
dc.subject | Trombone renascentista e barroco | pt_PT |
dc.subject | Interpretação historicamente informada | pt_PT |
dc.subject | Música antiga | pt_PT |
dc.title | O trombone histórico no ensino vocacional | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino da Música | pt_PT |