Repository logo
 
Publication

O trombone histórico no ensino vocacional

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCarvalho, Helena
dc.contributor.authorRodrigues, Helder
dc.date.accessioned2019-07-31T16:54:29Z
dc.date.available2019-07-31T16:54:29Z
dc.date.issued2018-11-19
dc.description.abstractO Relatório Final, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada configura-se como um trabalho de projeto individual de pesquisa, reflexão e ação, de forma a estabelecer uma articulação entre a teoria e a prática no ensino da música. É um documento que se divide em duas partes, sendo a primeira relativa a uma reflexão acerca do que se aprendeu e desenvolveu no estágio de natureza profissional, tendo em conta os efeitos que teve essa aprendizagem durante o estágio, e apontando caminhos futuros. A segunda parte é destinada à investigação científica e pedagógica, contemplando duas componentes essenciais: a identificação e caracterização de um tema diretamente associado com a disciplina lecionada durante o estágio e a proposta de uma prática docente relacionada com a superação do problema. Na primeira parte apresentam-se a estrutura e objetivos do estágio, o enquadramento da prática profissional, as competências a desenvolver e uma caracterização da instituição de acolhimento. Apresenta-se a filosofia de ensino do estagiário, baseada no conceito de boa sonoridade, fundamentada por uma explicação acerca da respiração e exemplos da sua prática pedagógica e reflexiva. Segue-se um capítulo sobre a organização do ensino e aprendizagem, que inclui sínteses reflexivas acerca das aulas observadas e lecionadas. Os capítulos seguintes abordam as várias atividades no âmbito da participação na escola e da relação com a comunidade, assim como no âmbito do desenvolvimento pessoal e profissional. A primeira parte encerra com uma reflexão sobre os contributos do estágio para o desenvolvimento profissional. Na segunda parte apresenta-se uma investigação e proposta de prática pedagógica, partindo do facto de não existir nenhuma orientação no ensino do Trombone em Portugal voltada para a prática da Música Antiga e da Interpretação Historicamente Informada, nem um professor especializado em Trombone Histórico (Sacabuxa). Com este trabalho conclui-se que este panorama pode ser alterado. Através da análise documental e da experimentação prática concluiu-se que se pode fundamentar a criação de uma nova disciplina, no ensino Secundário, de Trombone Histórico, contribuindo para diversificar o ensino da música em Portugal.pt_PT
dc.identifier.tid202268772pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/29445
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectEnsino artístico especializado de músicapt_PT
dc.subjectSacabuxapt_PT
dc.subjectTrombone renascentista e barrocopt_PT
dc.subjectInterpretação historicamente informadapt_PT
dc.subjectMúsica antigapt_PT
dc.titleO trombone histórico no ensino vocacionalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino da Músicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Helder Rodrigues.pdf
Size:
3.69 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: