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Manual de instruções para a construção de um livro de geometria
datacite.subject.fos | Design | |
dc.contributor.advisor | Simões, José | |
dc.contributor.author | Santos, José | |
dc.date.accessioned | 2015-02-24T10:14:32Z | |
dc.date.available | 2015-02-24T10:14:32Z | |
dc.date.issued | 2014-02 | |
dc.date.submitted | 2014-02 | |
dc.description.abstract | Na sua essência este trabalho é o registo de um processo de estudo/aprendizagem da disciplina de geometria baseado no programa que foi elaborado e apurado ao longo dos anos. Este programa foi pensado de modo a que os seus conteúdos não sejam um vasto rol de enunciados meramente teóricos e académicos, completamente afastados de qualquer interesse ligado à prática projectual, mas que, pelo contrário possam ser uma seleção de conhecimentos realmente úteis, verdadeiras ferramentas de trabalho e pesquisa. Pretendemos, ao selecionar estes conteúdos e respetivas aplicações, preparar os estudantes com as competências que os venham a ajudar a resolver alguns dos inúmeros problemas que acabam sempre por surgir na elaboração e execução de um projeto. Pretendemos fundamentalmente que os estudantes possam entender a geometria descritiva como uma ciência de enorme aplicação prática, pois investiga e fornece as bases para a sistematização dos diversos métodos de representação rigorosa em linguagem visual normalizada, e o seu estudo e entendimento permite a representação, sobre um suporte bidimensional, de qualquer objeto ou espaço, real ou imaginário de natureza bidimensional ou tridimensional. Pretendemos como tal, que todos entendam a importância que tem em todo o processo construtivo projectual, desde o esquisso à representação final. Este trabalho foi dividido em capítulos, cada um dedicado a um tema específico. Estes por sua vez foram divididos em lições que foram estruturadas no sentido de começarem por expor as caraterísticas gerais e as bases teóricas dos vários temas abordados já que a sua falta tem como consequência uma deficiente aquisição de competências processuais que se vem posteriormente a manifestar na prática. À introdução teórica seguem-se exemplificações e exercícios de aplicação prática, cujo objetivo é o de proporcionar aos estudantes os meios que lhes permitam desenvolver as capacidades de visualização espacial, de conhecimento, leitura, interpretação, entendimento e execução de representações gráficas normalizadas em projeção ortográfica, em perspetiva cilíndrica, em perspetiva cónica linear e em várias técnicas e operações auxiliares que fazem parte do programa, de os aplicar não só no contexto da unidade curricular mas também em outras situações inter e extra disciplinares. Pretende-se desenvolver nos estudantes as capacidades de memorizar, entender e aplicar conceitos, de ler e compreender enunciados e propostas sem correr o risco de não ter interpretado corretamente o que neles é pretendido, e de os pôr em prática segundo os métodos e nomas de representação estudados. O primeiro capítulo funciona unicamente como uma breve introdução aos conteúdos programáticos da unidade curricular. No segundo capítulo dedicado à perspetiva cilíndrica, em exercícios com perspetiva isométrica, perspetiva dimétrica, perspetiva trimétrica, perspetiva cavaleira e perspetiva militar, e no terceiro capítulo dedicado aos métodos de projeção ortográfica em exercícios em dupla e tripla projeção ortogonal, método europeu e americano é dado seguimento a estas matérias lecionadas no ensino secundário, dando-lhe um sentido mais prático e certamente mais interessante. É no contexto de dar um sentido mais prático aos conteúdos estudados que foram pensados os vários tipos de exercícios, primeiro, uns de caráter mais geral e abrangente com peças que de algum modo sintetizem qualquer tipo de forma possível de ser projetada; outros de caráter mais particular, concretizando aquilo que possam ser peças cujas formas nos remetam para o universo dos objetos utilitários de uso diário, e outros ainda assumidos como jogos mentais realizados com objetos de tipo lúdico. No quarto capítulo passamos ao estudo e entendimento dos métodos e procedimentos auxiliares tais como cortes e secções, perspetiva explodida, planificações, rotações, interseções, sombras e reflexos, muitas das vezes aplicados sobre desenhos já realizados durante os estudos precedentes. Em algumas das propostas são analisadas situações em que a sua aplicação é imprescindível. O quinto e último capítulo é exclusivamente dedicadas ao estudo e aplicação da perspetiva linear nas suas variantes de quadro vertical, horizontal e inclinado, sendo de referir a sua primordial importância não só no entendimento dos espaços, das profundidades, dos volumes de um modo geral, do mundo visível, mas também muito concretamente na própria reflexão e evolução, quanto às formas e funções, dos objetos ainda a criar. Para esta matéria também foram pensados dois tipos de exercícios, uns de caráter mais lúdico que pretendem desenvolver o lado mais construtivo, num processo criativo lógico-dedutivo; outros mais voltados para representação de espaços e objetos imaginados, similares a espaços e objetos reais. O programa desta unidade curricular aqui compilado tem como principal finalidade a de colaborar na formação dos estudantes dos cursos de artes e de design, colocando ao seu dispor aqueles que se pensam ser os saberes teóricos e práticos específicos desta área do conhecimento, os quais são de grande importância para quem pretende vir a trabalhar na projetação de objetos, particularmente na criação de objetos ditos da área das artes e do design, em que é necessário saber transportar com precisão ideias para o papel, efetuar cálculos e refletir sobre o desenho /projeto, reavaliar forma e função, modificar com sentido crítico, e voltar a representar, num processo construtivo, fundamentado e rigoroso. É baseado no presente registo dos conteúdos e temas que preencheram as aulas de geometria do candidato, que se pretende concretizar o objetivo de realizar um livro de geometria adaptado às necessidades e interesses dos estudantes da ESAD. | por |
dc.identifier.tid | 201000768 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/7831 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Geometria Descritiva, | por |
dc.subject | Projeção cilíndrica | por |
dc.subject | Projeção ortográfica | por |
dc.subject | Métodos auxiliares | por |
dc.subject | Projeção cónica | por |
dc.title | Manual de instruções para a construção de um livro de geometria | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Design | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Design | por |
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