Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
Documento principal | 35.38 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Na sua essência este trabalho é o registo de um processo de estudo/aprendizagem da disciplina de geometria baseado no programa que foi elaborado e apurado ao longo dos anos.
Este programa foi pensado de modo a que os seus conteúdos não sejam um vasto rol de enunciados meramente teóricos e académicos, completamente afastados de qualquer interesse ligado à prática projectual, mas que, pelo contrário possam ser uma seleção de conhecimentos realmente úteis, verdadeiras ferramentas de trabalho e pesquisa.
Pretendemos, ao selecionar estes conteúdos e respetivas aplicações, preparar os estudantes com as competências que os venham a ajudar a resolver alguns dos inúmeros problemas que acabam sempre por surgir na elaboração e execução de um projeto.
Pretendemos fundamentalmente que os estudantes possam entender a geometria descritiva como uma ciência de enorme aplicação prática, pois investiga e fornece as bases para a sistematização dos diversos métodos de representação rigorosa em linguagem visual normalizada, e o seu estudo e entendimento permite a representação, sobre um suporte bidimensional, de qualquer objeto ou espaço, real ou imaginário de natureza bidimensional ou tridimensional. Pretendemos como tal, que todos entendam a importância que tem em todo o processo construtivo projectual, desde o esquisso à representação final.
Este trabalho foi dividido em capítulos, cada um dedicado a um tema específico. Estes por sua vez foram divididos em lições que foram estruturadas no sentido de começarem por expor as caraterísticas gerais e as bases teóricas dos vários temas abordados já que a sua falta tem como consequência uma deficiente aquisição de competências processuais que se vem posteriormente a manifestar na prática.
À introdução teórica seguem-se exemplificações e exercícios de aplicação prática, cujo objetivo é o de proporcionar aos estudantes os meios que lhes permitam desenvolver as capacidades de visualização espacial, de conhecimento, leitura, interpretação, entendimento e execução de representações gráficas normalizadas em projeção ortográfica, em perspetiva cilíndrica, em perspetiva cónica linear e em várias técnicas e operações auxiliares que fazem parte do programa, de os aplicar não só no contexto da unidade curricular mas também em outras situações inter e extra disciplinares.
Pretende-se desenvolver nos estudantes as capacidades de memorizar, entender e aplicar conceitos, de ler e compreender enunciados e propostas sem correr o risco de não ter interpretado corretamente o que neles é pretendido, e de os pôr em prática segundo os métodos e nomas de representação estudados.
O primeiro capítulo funciona unicamente como uma breve introdução aos conteúdos programáticos da unidade curricular. No segundo capítulo dedicado à perspetiva cilíndrica, em exercícios com perspetiva isométrica, perspetiva dimétrica, perspetiva trimétrica, perspetiva cavaleira e perspetiva militar, e no terceiro capítulo dedicado aos métodos de projeção ortográfica em exercícios em dupla e tripla projeção ortogonal, método europeu e americano é dado seguimento a estas matérias lecionadas no ensino secundário, dando-lhe um sentido mais prático e certamente mais interessante.
É no contexto de dar um sentido mais prático aos conteúdos estudados que foram pensados os vários tipos de exercícios, primeiro, uns de caráter mais geral e abrangente com peças que de algum modo sintetizem qualquer tipo de forma possível de ser projetada; outros de caráter mais particular, concretizando aquilo que possam ser peças cujas formas nos remetam para o universo dos objetos utilitários de uso diário, e outros ainda assumidos como jogos mentais realizados com objetos de tipo lúdico.
No quarto capítulo passamos ao estudo e entendimento dos métodos e procedimentos auxiliares tais como cortes e secções, perspetiva explodida, planificações, rotações, interseções, sombras e reflexos, muitas das vezes aplicados sobre desenhos já realizados durante os estudos precedentes. Em algumas das propostas são analisadas situações em que a sua aplicação é imprescindível.
O quinto e último capítulo é exclusivamente dedicadas ao estudo e aplicação da perspetiva
linear nas suas variantes de quadro vertical, horizontal e inclinado, sendo de referir a sua primordial importância não só no entendimento dos espaços, das profundidades, dos volumes de um modo geral, do mundo visível, mas também muito concretamente na própria reflexão e evolução, quanto às formas e funções, dos objetos ainda a criar. Para esta matéria também foram pensados dois tipos de exercícios, uns de caráter mais lúdico que pretendem desenvolver o lado mais construtivo, num processo criativo lógico-dedutivo; outros mais voltados para representação de espaços e objetos imaginados, similares a espaços e objetos reais.
O programa desta unidade curricular aqui compilado tem como principal finalidade a de colaborar na formação dos estudantes dos cursos de artes e de design, colocando ao seu dispor aqueles que se pensam ser os saberes teóricos e práticos específicos desta área do conhecimento, os quais são de grande importância para quem pretende vir a trabalhar na projetação de objetos, particularmente na criação de objetos ditos da área das artes e do design, em que é necessário saber transportar com precisão ideias para o papel, efetuar cálculos e refletir sobre o desenho /projeto, reavaliar forma e função, modificar com sentido crítico, e voltar a representar, num processo construtivo, fundamentado e rigoroso.
É baseado no presente registo dos conteúdos e temas que preencheram as aulas de geometria do candidato, que se pretende concretizar o objetivo de realizar um livro de geometria adaptado às necessidades e interesses dos estudantes da ESAD.
Description
Keywords
Geometria Descritiva, Projeção cilíndrica Projeção ortográfica Métodos auxiliares Projeção cónica