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Processo de transição de crianças com desenvolvimento atípico da Educação Pré-Escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.advisorMendes, Elisabete
dc.contributor.authorTanganho, Rute Isabel Delgado
dc.date.accessioned2022-03-15T15:31:47Z
dc.date.available2022-03-15T15:31:47Z
dc.date.issued2022-02-23
dc.description.abstractRespeitar e entender a diversidade de forma a melhorar o processo de ensino e aprendizagem, é fundamental. Os profissionais devem estar despertos para as características individuais de cada criança. Quando se fala de crianças com Desenvolvimento Atípico, o papel de todos os envolvidos no processo de transição é preponderante. A mudança entre ciclos acarreta receios e angústias que só poderão ser minimizados se existir um trabalho prévio com as crianças e suas famílias. Os profissionais da Equipa Local de Intervenção (ELI), da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), os educadores e professores e a família devem articular saberes, planificar e saber ‘trabalhar’ em conjunto. A forma como os profissionais pensam sobre a articulação entre ciclos e agem de forma a facilitar esse processo é, também, um fator de extrema importância para a inclusão da criança com Desenvolvimento Atípico. Neste sentido, é fundamental perceber de que forma o processo de transição é realizado, quem deve participar nesse processo, quais as estratégias utilizadas e que cautelas devem ser tidas em conta para que o processo de transição ocorra com sucesso. Para a recolha dessa informação, foi elaborado um questionário, com 20 perguntas abertas, que foi enviado às equipas locais de intervenção precoce a nível nacional. As respostas obtidas vieram de várias zonas do país, nomeadamente: Porto, Braga, Aveiro, Coimbra, Lisboa, Setúbal, Portalegre, Évora, Beja e Faro. Sendo que a maioria dos questionários preenchidos foram das equipas dos Distritos de Portalegre e de Évora. No total foram obtidos 25 questionários. A informação recolhida contribuiu para clarificar a forma como o Processo de Transição é realizado, destacando-se a importância de existirem ligações fortes entre todos os envolvidos neste processo (Educador, Família, Profissionais da ELI e da EMAEI), sendo a falta de meios, sobretudo, de recursos humanos, que segundo os inquiridos implica que este processo de transição, no caso de crianças com Desenvolvimento Atípico, não seja, muitas vezes, realizado com sucesso, ficando por isso, dificultada a devida e esperada inclusão destas crianças no novo contexto educativo.pt_PT
dc.description.abstractRespecting and understanding diversity in order to improve the teaching and learning process is essential. Professionals must be aware of the individual characteristics of each child. When talking about children with Atypical Development, the role for everyone involved in the transition process is preponderant. The change between cycles causes fears and anxieties that can only be minimized if there is previous work with children and their families. Professionals from the Local Intervention Team (ELI), from the Multidisciplinary Team to Support Inclusive Education (EMAEI), tutors and teachers as well as their families must articulate knowledge, plan strategies before eventually working together towards a shared objective. The way professionals think about this articulation between cycles and act to ease this process is also an extremely important consideration for the inclusion of children with Atypical Development. In this sense, it is crucial to understand how the transition process is carried out, who should participate in this process, what strategies are applied and what precautions must be taken into consideration for the transition process to arise successfully. To gather this information, a questionnaire was developed, with 20 open questions, which was sent to local early intervention teams at national level. The responses acquired came from numerous parts of the country: Porto, Braga, Aveiro, Coimbra, Lisbon, Setúbal, Portalegre, Évora, Beja and the Faro. The Districts with the most accomplished questionnaires were the Districts of Portalegre and Évora. In total, 25 questionnaires were obtained. The information secured contributed to clarify the way in which the Transition Process is carried out, highlighting the importance of having strong links between all those involved in the transition process (Tutor/teacher, Family, ELI and EMAEI professionals), being the lack of means, above all, of human resources, which implies that this transition process in the case of children with Atypical Development is often not carried out successfully, making the due and expected inclusion of these children in the new educational context difficult.pt_PT
dc.identifier.tid202964159pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/39708
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectProcesso de transiçãopt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectDesenvolvimento atípicopt_PT
dc.subjectIntervenção precocept_PT
dc.subjectTransition processpt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectAtypical developmentpt_PT
dc.subjectEarly interventionpt_PT
dc.titleProcesso de transição de crianças com desenvolvimento atípico da Educação Pré-Escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Portalegre
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial, especialização em Domínio da Intervenção Precoce na Infânciapt_PT

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Tese Final de Mestrado - Março 2022.pdf
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