Repository logo
 
Publication

Organização das rotinas em contexto de creche e jardim-de-infância

dc.contributor.advisorPinheiro, Augusto
dc.contributor.authorBairos, Ana Filipa Oliveira
dc.date.accessioned2015-05-04T13:11:07Z
dc.date.available2015-05-04T13:11:07Z
dc.date.issued2015-04
dc.date.submitted2015-05
dc.description.abstractO presente relatório tem como tema a organização das rotinas em contexto de creche e jardim-de-infância. Representando um estudo subjetivo das realidades observadas em dois contextos distintos, pretende articular os fundamentos teóricos da investigação em educação com as vivências realizadas em creche e jardim-de-infância no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. De acordo com o paradigma interpretativo e tendo como metodologia a investigação-ação, o principal objetivo deste estudo foi a compreensão da importância pedagógica das rotinas, quer para as crianças, quer para o trabalho da equipa. Através dos dispositivos e procedimentos de investigação escolhidos, bem como da minha própria interpretação relativamente às situações observadas e, maioritariamente, vividas, serão descritos interpretados os ambientes educativos, no que diz respeito à sua rotina, e as conceções da educadora cooperante do contexto de jardim-de-infância. Por fim serão tecidas algumas considerações gerais sobre a investigação e intervenção, dando enfase aos sentimentos vivenciados ao longo de todo o processo.por
dc.description.abstractThe subject of this report is the organization of the rotines in the contexto of nursery school and kindergarten. Representing a subjective study of the realities observed in two diferente contexts, it intends to articulate the theoretical foundations of research in education with the lived experiences in nursery school and kindergarten within the scope of the Masters in Preschool Education. According to the interpretivist paradigm and having the action research as methodology, the aim of this study was to understand the pedagogical importance of routines, both for children and for the work of the team. Through the chosen devices and investigative procedures, as well as my own interpretation for the observed and, mostly, lived situations, educational environments will be described and interpreted regarding the routines and conceptions of the cooperative educator in the kindergarten context. Finally some general considerations will be made on the research and intervention, providing emphasis to the feelings experienced throughout the process.en
dc.description.sponsorshipEscola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbalpor
dc.identifier.tid201683377
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/8539
dc.language.isoporpor
dc.subjectRotinaspor
dc.subjectOrganização do tempo no pré-escolarpor
dc.subjectOrganização do tempo em crechepor
dc.subjectOrganização do tempo em jardim-de-infânciapor
dc.subjectEducação de infânciapor
dc.subjectInvestigação-açãopor
dc.subjectRoutinesen
dc.subjectTime managment in preschoolen
dc.subjectTime management in nurseryen
dc.subjectTime management in kindergartenen
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectAction researchen
dc.subjectRelatório de projeto de investigaçãopor
dc.subjectRelatório de estágiopor
dc.titleOrganização das rotinas em contexto de creche e jardim-de-infânciapor
dc.title.alternativeconceções e práticas das educadoraspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen
thesis.degree.disciplineEducação Pré-Escolarpor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RelatorioVFinal AnaBairos.pdf
Size:
770.41 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Documento principal
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: