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Desde a profissionalização das Forças Armadas em 2004 que os contratados assumiram uma importância crescente, tendo sido criado um regulamento de incentivos, que fomentasse o recrutamento e a retenção destes recursos humanos. É este conjunto de incentivos e a sua adequabilidade face às dificuldades sentidas no recrutamento e na retenção que se estudam ao longo desta investigação.
Com o objetivo de identificar a adequabilidade dos incentivos, efetua-se a análise dos incentivos nacionais em vigor, conjuntamente com a análise dos modelos francês e espanhol, tendo por base as motivações de ingresso e os motivos de abandono precoce desta forma de prestação de serviço, o que permite identificar possíveis melhorias a implementar, que na forma de contributos, são o principal resultado desta investigação.
Identificam-se constantes alterações nos incentivos e dificuldade em operacionalizar algumas das medidas previstas, destacando-se o facto de haver uma fraca estratégia de comunicação dos incentivos. O que os jovens procuram, e o que os motiva a ingressar nas Forças Armadas, é a procura de um percurso de valorização pessoal e profissional, do qual resultem mais valias para uma reinserção no mercado de trabalho civil, sendo nestes domínios que as melhorias aos incentivos devem incidir. Abstract: Since the professionalization of the Armed Forces in 2004, volunteers have become increasingly important, and an incentive regulation have been created to encourage the recruitment and retention of these human resources. It is that set of incentives and their suitability for the difficulties in recruitment and retention that are studied throughout this investigation.
To identify the suitability of the incentives, the analysis of the national incentives, together with the analysis of the French and Spanish models, is carried out, based on the motivations of enlistment and the reasons for early abandonment of this form of service provision, that allows the identification of possible improvements to be implemented, in the form of contributions that are the main result of this investigation.
There are constant changes in incentives and difficulty in operationalizing some of the measures, highlighting the fact that there is a weak communication strategy. What young people are looking for and what motivates them to join the Armed Forces is the search for a path of personal and professional valorisation that will bring added value to a reintegration into the civil labour market, so those are the areas where improvements to incentives should apply.
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Keywords
Incentivos Recrutamento Retenção Reinserção Motivações Incentives Recruitment Retention Reintegration Motivations