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Abstract(s)
As Misericórdias têm tido ao longo da sua história um papel importante na sociedade, não
buscando para si qualquer protagonismo, mas sim, olhando sempre para aqueles que mais
necessitam, tendo como princípio orientador as obras de misericórdia.
Foi com este intuito que surgiram e continuam a atuar na atualidade, ajudando aqueles que
mais necessitam.
É uma missão árdua que requer sacrifícios, alguma ginástica mental e orçamental para orientar
estas instituições, essas habilidades evidenciam-se em contextos socioeconómicos difíceis
para as Nações, na medida que vão surgindo cada vez mais aqueles que necessitam
dos serviços prestados pelas mesmas.
Para isso é necessário que os seus dirigentes estejam imbuídos de uma elevada integridade
ética, no cumprir e fazer cumprir os estatutos (compromissos) que assumem por escrito, e os
façam chegar ao último patamar das entidades que dirigem.
Para atingir esses objetivos necessitam de implementar um bom sistema de controlo interno,
ou seja, que este funcione em pleno para dar respostas eficientes, eficazes e económicas às
exigências que surjam.
Assim, com este trabalho pretende-se aplicar a metodologia COSO 2013, com o intuito de
verificar se o controlo interno de uma Santa Casa de Misericórdia funciona de acordo com
o mesmo método.
Para tal, ancoramos as linhas orientadoras, os princípios e as metodologias, do COSO 2013,
para procedermos numa primeira fase ao levantamento do sistema de controlo interno da
instituição. Numa segunda fase, utilizando a metodologia de questionários far-se-á a recolha
e tratamento da informação adquirida noutras instituições, para procederemos à comparação
com a entidade em estudo. Finalmente, recorrendo às ferramentas fluxogramas e narrativas
far-se-á um aprofundamento do controlo interno nas áreas mais críticas.
Description
Keywords
Controlo interno Metodologia COSO Sistemas de informação Entidades do setor não lucrativo Misericórdias