Repository logo
 
Publication

A Importância da Educação Ambiental voltada para a questão da reciclagem do lixo no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Soraia

dc.contributor.authorAlmeida, Soraia
dc.date.accessioned2017-12-19T12:59:48Z
dc.date.available2017-12-19T12:59:48Z
dc.date.issued2016-10-15
dc.description.abstractO presente trabalho enquadra-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e trata-se de um projeto de investigação sobre “A importância da Educação Ambiental voltada para a questão da reciclagem do lixo no 1.º Ciclo do Ensino Básico”. O interesse pelo tema da “Educação Ambiental” nasceu de uma vontade de motivar e estimular as crianças pela importância da educação ambiental, recorrendo a atividades simples e práticas. Este projeto de investigação foi desenvolvido numa instituição de 1.º Ciclo do Ensino Básico, com a participação de 26 crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos. A investigadora e o convidado da Lipor, Sr. Alexandre Ventura, foi quem dinamizou as atividades com as crianças. A escolha do tema não foi difícil, uma vez que é um tema atual, pelo que faz despertar a curiosidade das crianças. Este estudo consiste num projeto de investigação realizado na prática pedagógica, no 1.ºCiclo do Ensino Básico, e foi, neste contexto, que se delineou as finalidades do estudo, pois começou-se por analisar o programa do 1.ºCiclo, com o objetivo de verificar os conhecimentos que as crianças têm acerca do tema da Educação Ambiental, realizar atividades práticas com as crianças e verificar se através das mesmas, as crianças apresentaram ter noções mais consistentes sobre a importância da educação ambiental nos dias de hoje, o que é a educação ambiental e como contribuir para a preservação do meio ambiente. A metodologia aplicada a este estudo foi de carater qualitativo, através da realização de uma investigação-ação. Contudo, a técnica que utilizada foi a observação participativa e a fotografia, os instrumentos usados para a recolha de dados foram os inquéritos por questionário, o diário de bordo e a análise de conteúdo. As dificuldades e limitações deste estudo foram sobretudo a escassez de tempo para se aplicar o projeto de investigação, inserido na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, pelo facto de existir apenas três meses de estágio, durante o qual se deve organizar, planificar e conceder sessões educativas, paralelamente ao desenrolar de todas as atividades inerentes ao projeto, uma vez que, a estagiária tencionava a desenvolver mais atividades, para o seu projeto de investigação.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.tid201785013pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/19751
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherIspgayapt_PT
dc.subjectEducação Ambiental,Reciclagem, 1º ciclopt_PT
dc.titleA Importância da Educação Ambiental voltada para a questão da reciclagem do lixo no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Soraiapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TESE SORAIA 1.pdf
Size:
9.06 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: