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A Importância da Educação Ambiental voltada para a questão da reciclagem do lixo no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Soraia

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O presente trabalho enquadra-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e trata-se de um projeto de investigação sobre “A importância da Educação Ambiental voltada para a questão da reciclagem do lixo no 1.º Ciclo do Ensino Básico”. O interesse pelo tema da “Educação Ambiental” nasceu de uma vontade de motivar e estimular as crianças pela importância da educação ambiental, recorrendo a atividades simples e práticas. Este projeto de investigação foi desenvolvido numa instituição de 1.º Ciclo do Ensino Básico, com a participação de 26 crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos. A investigadora e o convidado da Lipor, Sr. Alexandre Ventura, foi quem dinamizou as atividades com as crianças. A escolha do tema não foi difícil, uma vez que é um tema atual, pelo que faz despertar a curiosidade das crianças. Este estudo consiste num projeto de investigação realizado na prática pedagógica, no 1.ºCiclo do Ensino Básico, e foi, neste contexto, que se delineou as finalidades do estudo, pois começou-se por analisar o programa do 1.ºCiclo, com o objetivo de verificar os conhecimentos que as crianças têm acerca do tema da Educação Ambiental, realizar atividades práticas com as crianças e verificar se através das mesmas, as crianças apresentaram ter noções mais consistentes sobre a importância da educação ambiental nos dias de hoje, o que é a educação ambiental e como contribuir para a preservação do meio ambiente. A metodologia aplicada a este estudo foi de carater qualitativo, através da realização de uma investigação-ação. Contudo, a técnica que utilizada foi a observação participativa e a fotografia, os instrumentos usados para a recolha de dados foram os inquéritos por questionário, o diário de bordo e a análise de conteúdo. As dificuldades e limitações deste estudo foram sobretudo a escassez de tempo para se aplicar o projeto de investigação, inserido na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, pelo facto de existir apenas três meses de estágio, durante o qual se deve organizar, planificar e conceder sessões educativas, paralelamente ao desenrolar de todas as atividades inerentes ao projeto, uma vez que, a estagiária tencionava a desenvolver mais atividades, para o seu projeto de investigação.

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Keywords

Educação Ambiental,Reciclagem, 1º ciclo

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Ispgaya

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