Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Comparação do impacto dos focos de atenção interno versus externo na precisão no lançamento em apoio, em jogadores de basquetebol pouco experientes

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente documento tem como obje vo descrever o processo de desenvolvimento de competências durante o Estágio Profissional - Prá ca de Ensino Supervisionada que decorreu durante o ano le vo de 2023-2024 no Agrupamento de Escolas dos Casquilhos. Este estágio conclui o Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Nele, o estudante estagiário é chamado a mobilizar todos os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e integrá-los na sua prá ca le va, com vista a desenvolver competências como professor de Educação Física. Durante o estágio, foram acompanhadas três turmas, do 6º, 8º e 11º anos. Foram iden ficadas áreas de necessidade de invesmento, com o obje vo do desenvolvimento de competências como futuro profissional, tendo em conta as respe vas dimensões de atuação: profissional, social e é ca, desenvolvimento do ensino e aprendizagem, par cipação na escola e relação com a comunidade e desenvolvimento profissional ao longo da vida. Foram realizadas várias a vidades, incluindo todas as fases de planeamento, realização e avaliação de aulas de Educação Física das três turmas, a vidades de apoio ao funcionamento da escola e de ligação às famílias e comunidade, nomeadamente o acompanhamento da a vidade de direção de turma do orientador cooperante, o apoio aos treinos e coorganização e apoio à organização de eventos do Desporto Escolar. No relatório é feita a contextualização e descrição de todas as a vidades realizadas, para além de uma reflexão sobre dificuldades sen das e mais-valias para o processo forma vo do estudante estagiário. Finalmente, é descrita uma inves gação realizada no decorrer do estágio, no âmbito da modalidade de basquetebol. O estudo incidiu numa amostra de alunos com idade entre os 11 e os 13 anos e teve como obje vo avaliar o impacto do direcionamento do foco de atenção – interno ou externo, na precisão no lançamento em apoio. Pretendia-se confirmar evidência cien fica já sedimentada noutras faixas etárias, com potencial relevância para o ensino desta e de outras modalidades a pra cantes pouco experientes.

Description

Keywords

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence