| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 2.04 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente documento tem como obje vo descrever o processo de desenvolvimento de competências
durante o Estágio Profissional - Prá ca de Ensino Supervisionada que decorreu durante o ano le vo de
2023-2024 no Agrupamento de Escolas dos Casquilhos. Este estágio conclui o Mestrado em Ensino de
Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Nele, o estudante estagiário é chamado a mobilizar
todos os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e integrá-los na sua prá ca le va, com vista a
desenvolver competências como professor de Educação Física. Durante o estágio, foram
acompanhadas três turmas, do 6º, 8º e 11º anos. Foram iden ficadas áreas de necessidade de
invesmento, com o obje vo do desenvolvimento de competências como futuro profissional, tendo
em conta as respe vas dimensões de atuação: profissional, social e é ca, desenvolvimento do ensino
e aprendizagem, par cipação na escola e relação com a comunidade e desenvolvimento profissional
ao longo da vida. Foram realizadas várias a vidades, incluindo todas as fases de planeamento,
realização e avaliação de aulas de Educação Física das três turmas, a vidades de apoio ao
funcionamento da escola e de ligação às famílias e comunidade, nomeadamente o acompanhamento
da a vidade de direção de turma do orientador cooperante, o apoio aos treinos e coorganização e
apoio à organização de eventos do Desporto Escolar. No relatório é feita a contextualização e descrição
de todas as a vidades realizadas, para além de uma reflexão sobre dificuldades sen das e mais-valias
para o processo forma vo do estudante estagiário.
Finalmente, é descrita uma inves gação realizada no decorrer do estágio, no âmbito da modalidade de
basquetebol. O estudo incidiu numa amostra de alunos com idade entre os 11 e os 13 anos e teve como
obje vo avaliar o impacto do direcionamento do foco de atenção – interno ou externo, na precisão no
lançamento em apoio. Pretendia-se confirmar evidência cien fica já sedimentada noutras faixas
etárias, com potencial relevância para o ensino desta e de outras modalidades a pra cantes pouco
experientes.
