Browsing by Issue Date, starting with "2025-01-25"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Comparação do impacto dos focos de atenção interno versus externo na precisão no lançamento em apoio, em jogadores de basquetebol pouco experientesPublication . Lopes, Guilherme Mário Ferreira; Kramer, Deborah; Sampaio, RuiO presente documento tem como obje vo descrever o processo de desenvolvimento de competências durante o Estágio Profissional - Prá ca de Ensino Supervisionada que decorreu durante o ano le vo de 2023-2024 no Agrupamento de Escolas dos Casquilhos. Este estágio conclui o Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Nele, o estudante estagiário é chamado a mobilizar todos os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e integrá-los na sua prá ca le va, com vista a desenvolver competências como professor de Educação Física. Durante o estágio, foram acompanhadas três turmas, do 6º, 8º e 11º anos. Foram iden ficadas áreas de necessidade de invesmento, com o obje vo do desenvolvimento de competências como futuro profissional, tendo em conta as respe vas dimensões de atuação: profissional, social e é ca, desenvolvimento do ensino e aprendizagem, par cipação na escola e relação com a comunidade e desenvolvimento profissional ao longo da vida. Foram realizadas várias a vidades, incluindo todas as fases de planeamento, realização e avaliação de aulas de Educação Física das três turmas, a vidades de apoio ao funcionamento da escola e de ligação às famílias e comunidade, nomeadamente o acompanhamento da a vidade de direção de turma do orientador cooperante, o apoio aos treinos e coorganização e apoio à organização de eventos do Desporto Escolar. No relatório é feita a contextualização e descrição de todas as a vidades realizadas, para além de uma reflexão sobre dificuldades sen das e mais-valias para o processo forma vo do estudante estagiário. Finalmente, é descrita uma inves gação realizada no decorrer do estágio, no âmbito da modalidade de basquetebol. O estudo incidiu numa amostra de alunos com idade entre os 11 e os 13 anos e teve como obje vo avaliar o impacto do direcionamento do foco de atenção – interno ou externo, na precisão no lançamento em apoio. Pretendia-se confirmar evidência cien fica já sedimentada noutras faixas etárias, com potencial relevância para o ensino desta e de outras modalidades a pra cantes pouco experientes.
