Repository logo
 
Publication

Jogos tradicionais portugueses e inclusão de alunos com medidas adicionais no contexto escolar

dc.contributor.advisorCosta, Sónia Teresa Simões da
dc.contributor.authorLinhares, Antonio Edilson Cardoso
dc.date.accessioned2024-05-23T09:42:41Z
dc.date.available2024-05-23T09:42:41Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractA prática de atividade física oferece inúmeros benefícios para todos os envolvidos, contribuindo para o condicionamento físico, melhorando o comportamento psicossocial, promovendo o equilíbrio, fortalecendo as relações interpessoais, estimulando o desenvolvimento cognitivo-motor, entre outras vantagens. Os jogos tradicionais, em contexto escolar e dirigidos a um público-alvo específico (alunos com medidas adicionais) são um ponto de partida para a efetiva inclusão. É crucial que as crianças participem nessas atividades realizadas, seja durante os intervalos das aulas, no recreio ou como parte das aulas de Educação Física. Com a participação de todos, incluindo os alunos com necessidades específicas que estão cada vez mais presentes no ambiente escolar, os jogos tradicionais portugueses tornam-se uma valiosa ferramenta, pois são capazes de unir todos em busca de um bem comum: promover a união e a competição saudável entre os alunos. Portanto, os jogos têm o poder de unir diferentes gerações e classes sociais em busca de um objetivo comum, e, no contexto escolar, desempenham a mesma função, unindo todos os alunos, independentemente de suas limitações ou necessidades específicas. Todos nós temos desafios e limitações e a inclusão dessas atividades no ambiente escolar serve para reforçar a função social da escola e promover um melhor desenvolvimento educacional para todos os envolvidos. Os jogos tradicionais incluem um leque variado. Com a corrida dos dois pés atados, a corrida dos três pés atados, a corrida do saco, a corrida da colher, o jogo das cadeiras, o telefone avariado, o jogo do lenço e o jogo das latas foi possível melhorar o funcionamento cognitivo e psicomotor, o equilíbrio e as relações interpessoais.pt_PT
dc.identifier.tid203598636pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/50893
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Inclusivapt_PT
dc.subjectJogos Tradicionais Portuguesespt_PT
dc.subjectInclusão em Contexto Escolarpt_PT
dc.titleJogos tradicionais portugueses e inclusão de alunos com medidas adicionais no contexto escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especialpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ANTONIO_LINHARES.pdf
Size:
11.48 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: