Publication
Jogos tradicionais portugueses e inclusão de alunos com medidas adicionais no contexto escolar
dc.contributor.advisor | Costa, Sónia Teresa Simões da | |
dc.contributor.author | Linhares, Antonio Edilson Cardoso | |
dc.date.accessioned | 2024-05-23T09:42:41Z | |
dc.date.available | 2024-05-23T09:42:41Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | A prática de atividade física oferece inúmeros benefícios para todos os envolvidos, contribuindo para o condicionamento físico, melhorando o comportamento psicossocial, promovendo o equilíbrio, fortalecendo as relações interpessoais, estimulando o desenvolvimento cognitivo-motor, entre outras vantagens. Os jogos tradicionais, em contexto escolar e dirigidos a um público-alvo específico (alunos com medidas adicionais) são um ponto de partida para a efetiva inclusão. É crucial que as crianças participem nessas atividades realizadas, seja durante os intervalos das aulas, no recreio ou como parte das aulas de Educação Física. Com a participação de todos, incluindo os alunos com necessidades específicas que estão cada vez mais presentes no ambiente escolar, os jogos tradicionais portugueses tornam-se uma valiosa ferramenta, pois são capazes de unir todos em busca de um bem comum: promover a união e a competição saudável entre os alunos. Portanto, os jogos têm o poder de unir diferentes gerações e classes sociais em busca de um objetivo comum, e, no contexto escolar, desempenham a mesma função, unindo todos os alunos, independentemente de suas limitações ou necessidades específicas. Todos nós temos desafios e limitações e a inclusão dessas atividades no ambiente escolar serve para reforçar a função social da escola e promover um melhor desenvolvimento educacional para todos os envolvidos. Os jogos tradicionais incluem um leque variado. Com a corrida dos dois pés atados, a corrida dos três pés atados, a corrida do saco, a corrida da colher, o jogo das cadeiras, o telefone avariado, o jogo do lenço e o jogo das latas foi possível melhorar o funcionamento cognitivo e psicomotor, o equilíbrio e as relações interpessoais. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203598636 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/50893 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_PT |
dc.subject | Jogos Tradicionais Portugueses | pt_PT |
dc.subject | Inclusão em Contexto Escolar | pt_PT |
dc.title | Jogos tradicionais portugueses e inclusão de alunos com medidas adicionais no contexto escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial | pt_PT |