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Abstract(s)
A prática de atividade física oferece inúmeros benefícios para todos os envolvidos, contribuindo para o condicionamento físico, melhorando o comportamento psicossocial, promovendo o equilíbrio, fortalecendo as relações interpessoais, estimulando o desenvolvimento cognitivo-motor, entre outras vantagens. Os jogos tradicionais, em contexto escolar e dirigidos a um público-alvo específico (alunos com medidas adicionais) são um ponto de partida para a efetiva inclusão.
É crucial que as crianças participem nessas atividades realizadas, seja durante os intervalos das aulas, no recreio ou como parte das aulas de Educação Física. Com a participação de todos, incluindo os alunos com necessidades específicas que estão cada vez mais presentes no ambiente escolar, os jogos tradicionais portugueses tornam-se uma valiosa ferramenta, pois são capazes de unir todos em busca de um bem comum: promover a união e a competição saudável entre os alunos.
Portanto, os jogos têm o poder de unir diferentes gerações e classes sociais em busca de um objetivo comum, e, no contexto escolar, desempenham a mesma função, unindo todos os alunos, independentemente de suas limitações ou necessidades específicas. Todos nós temos desafios e limitações e a inclusão dessas atividades no ambiente escolar serve para reforçar a função social da escola e promover um melhor desenvolvimento educacional para todos os envolvidos.
Os jogos tradicionais incluem um leque variado. Com a corrida dos dois pés atados, a corrida dos três pés atados, a corrida do saco, a corrida da colher, o jogo das cadeiras, o telefone avariado, o jogo do lenço e o jogo das latas foi possível melhorar o funcionamento cognitivo e psicomotor, o equilíbrio e as relações interpessoais.
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Keywords
Educação Inclusiva Jogos Tradicionais Portugueses Inclusão em Contexto Escolar