Repository logo
 
Publication

Um lugar à criatividade: práticas artísticas com famílias em contexto de creche e jardim de infância

dc.contributor.advisorPereira, Teresa Matos
dc.contributor.authorSilva, Ângela Sofia Caldeira Branco Pinto da
dc.date.accessioned2025-02-06T12:02:56Z
dc.date.available2025-02-06T12:02:56Z
dc.date.issued2024-12
dc.description.abstractEste projeto, intitulado «Um Lugar à Criatividade – Práticas Artísticas com Famílias em Contexto de Creche e Jardim de Infância», foi realizado durante o ano letivo de 2023/2024 em contextos de creche e educação pré-escolar. O principal objetivo foi promover um maior envolvimento entre a escola e as famílias através da realização de sessões num atelier de práticas artísticas. A pesquisa incide numa abordagem de investigação ação baseada em arte e, para a recolha de dados, foram utilizados questionários, observação participante, diário de bordo, fotografias, vídeos e entrevistas. Os resultados revelaram uma adesão significativa por parte das famílias, que compreenderam o potencial de um atelier de práticas artísticas para fortalecer os laços entre a comunidade escolar e familiar. O estudo destaca a importância de criar espaços de expressão criativa e colaborativa, favorecendo uma maior integração e diálogo entre crianças, pais e educadores.pt_PT
dc.description.abstractThis project, entitled «A Place for Creativity – Artistic Practices with Families in Early Infancy and Kindergarten Contexts», was carried out during the 2023/2024 school year in early infancy and preschool education contexts. The main objective was to promote greater involvement between the school and families through sessions in an artistic practice workshop. The research has an art-based action research approach and used questionnaires, participant observation, logbooks, photographs, videos and interviews to collect data. The results revealed significant support from families, who understood the potential of an artistic practice workshop to strengthen ties between the school and family community. The study highlights the importance of creating spaces for creative and collaborative expression, favoring greater integration and dialogue between children, parents and educators.pt_PT
dc.identifier.tid203793200pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/54242
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectEnvolvimento parental em educação de infânciapt_PT
dc.subjectAtelier de experimentação artísticapt_PT
dc.subjectPráticas artísticas em educação de infânciapt_PT
dc.subjectCreativitypt_PT
dc.subjectGreater involvement between the school and families through sessions in an artistic practice workshop. The research has an art-based action research approach and used questionnaires, participant observation, logbooks, photographs, videos and interviews to collect data. The results revealed significant support from families, who understood the potential of an artistic practice workshop to strengthen ties between the school and family community. The study highlights the importance of creating spaces for creative and collaborative expression, favoring greater integration and dialogue between children, parents and educators.pt_PT
dc.subjectArtistic experimentation studiopt_PT
dc.subjectArtistic practices in early childhood educationpt_PT
dc.titleUm lugar à criatividade: práticas artísticas com famílias em contexto de creche e jardim de infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação, Práticas Artísticas e Inclusãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese - versão definitiva.pdf
Size:
2.2 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: