Publication
Um lugar à criatividade: práticas artísticas com famílias em contexto de creche e jardim de infância
dc.contributor.advisor | Pereira, Teresa Matos | |
dc.contributor.author | Silva, Ângela Sofia Caldeira Branco Pinto da | |
dc.date.accessioned | 2025-02-06T12:02:56Z | |
dc.date.available | 2025-02-06T12:02:56Z | |
dc.date.issued | 2024-12 | |
dc.description.abstract | Este projeto, intitulado «Um Lugar à Criatividade – Práticas Artísticas com Famílias em Contexto de Creche e Jardim de Infância», foi realizado durante o ano letivo de 2023/2024 em contextos de creche e educação pré-escolar. O principal objetivo foi promover um maior envolvimento entre a escola e as famílias através da realização de sessões num atelier de práticas artísticas. A pesquisa incide numa abordagem de investigação ação baseada em arte e, para a recolha de dados, foram utilizados questionários, observação participante, diário de bordo, fotografias, vídeos e entrevistas. Os resultados revelaram uma adesão significativa por parte das famílias, que compreenderam o potencial de um atelier de práticas artísticas para fortalecer os laços entre a comunidade escolar e familiar. O estudo destaca a importância de criar espaços de expressão criativa e colaborativa, favorecendo uma maior integração e diálogo entre crianças, pais e educadores. | pt_PT |
dc.description.abstract | This project, entitled «A Place for Creativity – Artistic Practices with Families in Early Infancy and Kindergarten Contexts», was carried out during the 2023/2024 school year in early infancy and preschool education contexts. The main objective was to promote greater involvement between the school and families through sessions in an artistic practice workshop. The research has an art-based action research approach and used questionnaires, participant observation, logbooks, photographs, videos and interviews to collect data. The results revealed significant support from families, who understood the potential of an artistic practice workshop to strengthen ties between the school and family community. The study highlights the importance of creating spaces for creative and collaborative expression, favoring greater integration and dialogue between children, parents and educators. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203793200 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/54242 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Criatividade | pt_PT |
dc.subject | Envolvimento parental em educação de infância | pt_PT |
dc.subject | Atelier de experimentação artística | pt_PT |
dc.subject | Práticas artísticas em educação de infância | pt_PT |
dc.subject | Creativity | pt_PT |
dc.subject | Greater involvement between the school and families through sessions in an artistic practice workshop. The research has an art-based action research approach and used questionnaires, participant observation, logbooks, photographs, videos and interviews to collect data. The results revealed significant support from families, who understood the potential of an artistic practice workshop to strengthen ties between the school and family community. The study highlights the importance of creating spaces for creative and collaborative expression, favoring greater integration and dialogue between children, parents and educators. | pt_PT |
dc.subject | Artistic experimentation studio | pt_PT |
dc.subject | Artistic practices in early childhood education | pt_PT |
dc.title | Um lugar à criatividade: práticas artísticas com famílias em contexto de creche e jardim de infância | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação, Práticas Artísticas e Inclusão | pt_PT |