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A socialização na pobreza: das privações aos desafios: a intervenção precoce como caminho para a inclusão social
datacite.subject.fos | Serviço social | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Melo, Sara | |
dc.contributor.author | Silva, Andreia Rafaela Bessa da | |
dc.date.accessioned | 2017-05-26T14:59:59Z | |
dc.date.available | 2017-05-26T14:59:59Z | |
dc.date.issued | 2017-05-05 | |
dc.date.submitted | 2017-03 | |
dc.description.abstract | O relatório apresentado resulta de um estágio curricular realizado na Associação Qualificar para Incluir, em parceria com o Colégio Liverpool, envolvendo um grupo de crianças a frequentar o ensino pré-escolar. As crianças acompanhadas são oriundas de famílias em situação de pobreza, maioritariamente residentes em bairros sociais na zona oriental da cidade do Porto, apresentando múltiplas carências e problemáticas que comprometem o seu desenvolvimento e a integração social. De modo a compreender e avaliar a pobreza é adotada uma abordagem ecológica, que perspetiva a criança enquanto ser em relação com diferentes contextos, desde os mais imediatos aos mais distais. No acesso às condições objetivas de existência e aos significados atribuídos são utilizadas diferentes técnicas de recolha de informação como a observação participante, a entrevista e a visita domiciliária. É, também, apresentado um instrumento avaliativo de situações de risco designado de “grelha ecológica de avaliação do risco na infância e juventude”. No sentido de prevenir, minimizar ou solucionar os efeitos negativos da pobreza são promovidos serviços e atividades que envolvem o apoio, acompanhamento e orientação da criança no âmbito da aprendizagem na educação pré-escolar, bem como outras ações que não a envolvendo diretamente, ou exclusivamente, decorrem em seu benefício, como por exemplo as sessões de estimulação com cuidadores e crianças. Dois estudos de caso são apresentados como exemplos de modos de viver a pobreza e das suas repercussões no bem-estar, desenvolvimento e integração escolar e social da criança. Embora não pressuponham a generalizações de resultados, a par da sua análise individual e comparativa é apresentada uma reflexão crítica sobre a importância da intervenção precoce com crianças em risco de exclusão. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201891778 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/18395 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Socialização | pt_PT |
dc.subject | Pobreza | pt_PT |
dc.subject | Inclusão social | pt_PT |
dc.subject | Intervenção precose | pt_PT |
dc.title | A socialização na pobreza: das privações aos desafios: a intervenção precoce como caminho para a inclusão social | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Superior de Serviço Social do Porto | |
thesis.degree.name | Mestrado em Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Social | pt_PT |