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Abstract(s)
O relatório apresentado resulta de um estágio curricular realizado na Associação Qualificar para Incluir, em parceria com o Colégio Liverpool, envolvendo um grupo de crianças a frequentar o ensino pré-escolar. As crianças acompanhadas são oriundas de famílias em situação de pobreza, maioritariamente residentes em bairros sociais na zona oriental da cidade do Porto, apresentando múltiplas carências e problemáticas que comprometem o seu desenvolvimento e a integração social.
De modo a compreender e avaliar a pobreza é adotada uma abordagem ecológica, que perspetiva a criança enquanto ser em relação com diferentes contextos, desde os mais imediatos aos mais distais. No acesso às condições objetivas de existência e aos significados atribuídos são utilizadas diferentes técnicas de recolha de informação como a observação participante, a entrevista e a visita domiciliária. É, também, apresentado um instrumento avaliativo de situações de risco designado de “grelha ecológica de avaliação do risco na infância e juventude”.
No sentido de prevenir, minimizar ou solucionar os efeitos negativos da pobreza são promovidos serviços e atividades que envolvem o apoio, acompanhamento e orientação da criança no âmbito da aprendizagem na educação pré-escolar, bem como outras ações que não a envolvendo diretamente, ou exclusivamente, decorrem em seu benefício, como por exemplo as sessões de estimulação com cuidadores e crianças.
Dois estudos de caso são apresentados como exemplos de modos de viver a pobreza e das suas repercussões no bem-estar, desenvolvimento e integração escolar e social da criança. Embora não pressuponham a generalizações de resultados, a par da sua análise individual e comparativa é apresentada uma reflexão crítica sobre a importância da intervenção precoce com crianças em risco de exclusão.
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Socialização Pobreza Inclusão social Intervenção precose