Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O Recreio Escolar como local de interação entre crianças

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DELGADO Telma fev2015.pdf1.47 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. O seguinte estudo centra-se no recreio escolar como espaço ou local de interação entre crianças, relativamente ao contexto de Jardim de Infância. O principal objetivo deste estudo foi conhecer como as crianças utilizam o recreio escolar para se relacionarem entre si. Sabendo que o recreio escolar deve ser considerado, logo desde muito cedo, um prolongamento daquilo que é realizado dentro da sala de aula. Cabe aos educadores incentivar as crianças a obter aprendizagens para o seu desenvolvimento num espaço diferente que a sala de aula, podendo ser planeadas ou não. Este estudo tem como opções metodológicas dois níveis distintos mas complementares na recolha de dados, assenta numa investigação de natureza descritiva. Num primeiro nível considera-se uma investigação qualitativa, através da observação da atividade das crianças no recreio escolar, onde se procura compreender e aprofundar o problema a investigar. E, num outro nível, recorre-se à recolha de dados através de entrevistas às educadoras cooperantes, para complementar os dados decorrentes da observação e dar mais sustentabilidade às respostas das questões de investigação. Pretende-se com este estudo, que o recreio escolar seja encarado como um espaço ou local de aprendizagens e a sua importância para a interação entre crianças.

Description

Keywords

Educação Pré-Escolar Jardim de Infância Tempos Livres Espaço Exterior Recreio Brincadeira

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License