Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.47 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino
Supervisionada, para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar.
O seguinte estudo centra-se no recreio escolar como espaço ou local de
interação entre crianças, relativamente ao contexto de Jardim de Infância.
O principal objetivo deste estudo foi conhecer como as crianças utilizam
o recreio escolar para se relacionarem entre si. Sabendo que o recreio escolar
deve ser considerado, logo desde muito cedo, um prolongamento daquilo que é
realizado dentro da sala de aula. Cabe aos educadores incentivar as crianças a
obter aprendizagens para o seu desenvolvimento num espaço diferente que a
sala de aula, podendo ser planeadas ou não.
Este estudo tem como opções metodológicas dois níveis distintos mas
complementares na recolha de dados, assenta numa investigação de natureza
descritiva. Num primeiro nível considera-se uma investigação qualitativa,
através da observação da atividade das crianças no recreio escolar, onde se
procura compreender e aprofundar o problema a investigar. E, num outro nível,
recorre-se à recolha de dados através de entrevistas às educadoras
cooperantes, para complementar os dados decorrentes da observação e dar
mais sustentabilidade às respostas das questões de investigação.
Pretende-se com este estudo, que o recreio escolar seja encarado como
um espaço ou local de aprendizagens e a sua importância para a interação
entre crianças.
Description
Keywords
Educação Pré-Escolar Jardim de Infância Tempos Livres Espaço Exterior Recreio Brincadeira