Publication
Aprender a ensinar português língua não materna
dc.contributor.advisor | Oliveira, Rosa Maria Neves Nazaré de, 1958- | |
dc.contributor.author | Costa, Branca Maria Correia de Portugal e | |
dc.date.accessioned | 2016-04-05T13:02:42Z | |
dc.date.available | 2016-04-05T13:02:42Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | Com este trabalho de projecto, inserido no âmbito do mestrado em Ensino do Português pretendi reflectir sobre algumas possibilidades e desafios respeitantes ao ensino-aprendizagem do Português Língua Não Materna. Ensinar alunos que têm o português como língua não materna exige uma abordagem diferenciada relativamente ao trabalho realizado com alunos que têm o português como língua materna. Enquanto língua segunda, o português é, no nosso país, veículo de escolarização. O ensino deverá pois garantir condições equitativas para assegurar a integração cultural, social e académica, independentemente da língua, cultura, condição social, origem e idade dos alunos. A preparação dos docentes deve ser específica e diferenciada em relação ao ensino do Português Língua Materna, sobretudo no que respeita a metodologias e à avaliação. Neste contexto, a formação intercultural dos professores de línguas é fundamental para, por um lado, fomentar o interesse pela cultura–alvo e, por outro, manter viva a cultura de origem, indo ao encontro das motivações pessoais dos alunos. Uma boa preparação permite ao professor fazer um aproveitamento eclético das diferentes teorias linguísticas e teorias sobre o ensino e a aprendizagem de línguas, de modo a viabilizar a aquisição das competências comunicativa e intercultural. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/12897 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino de Línguas | pt_PT |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_PT |
dc.title | Aprender a ensinar português língua não materna | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |