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Advisor(s)
Abstract(s)
Com este trabalho de projecto, inserido no âmbito do mestrado em Ensino do Português pretendi reflectir sobre algumas possibilidades e desafios respeitantes ao ensino-aprendizagem do Português Língua Não Materna. Ensinar alunos que têm o português como língua não materna exige uma abordagem diferenciada relativamente ao trabalho realizado com alunos que têm o português como língua materna. Enquanto língua segunda, o português é, no nosso país, veículo de escolarização. O ensino deverá pois garantir condições equitativas para assegurar a integração cultural, social e académica, independentemente da língua, cultura, condição social, origem e idade dos alunos. A preparação dos docentes deve ser específica e diferenciada em relação ao ensino do Português Língua Materna, sobretudo no que respeita a metodologias e à avaliação.
Neste contexto, a formação intercultural dos professores de línguas é fundamental para, por um lado, fomentar o interesse pela cultura–alvo e, por outro, manter viva a cultura de origem, indo ao encontro das motivações pessoais dos alunos. Uma boa preparação permite ao professor fazer um aproveitamento eclético das diferentes teorias linguísticas e teorias sobre o ensino e a aprendizagem de línguas, de modo a viabilizar a aquisição das competências comunicativa e intercultural.
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Keywords
Ensino de Línguas Língua Portuguesa