Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Um estudo comparativo em grupos colaborativos de professores que ensinam no Brasil e em Portugal

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Estudos atuais mostram a colaboração como estratégia de investigar a prática. Neste projeto tem-se como foco principal investigar como surgem os grupos colaborativos no Brasil e, além disto, apontar um estudo comparativo entre Brasil e Portugal. A partir do uso da metodologia da História Oral, intenciona-se promover entrevistas com os primeiros professores que iniciaram o trabalho sob a perspectiva de colaboração. Este estudo tem como objetivo levantar e registrar quais os fatores que levaram determinados professores/formadores à construção de parcerias e, consequentemente, à constituição de um grupo colaborativo no qual estão integrados professores da educação básica e professores da universidade. As narrativas de vida constituem uma maneira de conhecer a versão não oficial dos acontecimentos sociais e permitem a compreensão dos fatos históricos e sociais filtrados pela ótica dos sujeitos, a partir da elaboração presente dos fatos passados. Acredita-se que os depoimentos coletados dos principais articuladores de grupos colaborativos podem oferecer registros que permitam reflexões para futuros professores de Matemática.
Current studies show the collaboration as a strategy to investigate the practice. This project has focused primarily on investigating how the collaborative groups emerge in Brazil and, moreover, point out a comparative study between Brazil and Portugal. From the use of the methodology of Oral History, it intends-promoting interviews with the first teachers who began work in collaboration perspective. This study aims to collect and record what factors have led some teachers / trainers to build partnerships and, consequently, the formation of a collaborative group are integrated into basic education teachers and university professors. The life stories are a way to meet the unofficial version of social events and allow the understanding of historical and social facts filtered through the eyes of subjects, from the elaboration of this past facts. It is believed that the testimonies collected from the main promoters of collaborative groups can provide records that allow reflections for future teachers of mathematics.

Description

Keywords

Grupo em contexto colaborativo Desenvolvimento profissional Formação de professores Aprendizagem do professor Collaborative group Profissional development Teacher education Teacher learning

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Associação de Professores de Matemática

CC License