Repository logo
 
Publication

Um estudo comparativo em grupos colaborativos de professores que ensinam no Brasil e em Portugal

dc.contributor.authorRodrigues, Zionice Garbelini Martos
dc.contributor.authorPirola, Nelson António
dc.contributor.authorBrocardo, Joana
dc.date.accessioned2017-02-23T11:05:21Z
dc.date.available2017-02-23T11:05:21Z
dc.date.issued2016-07
dc.description.abstractEstudos atuais mostram a colaboração como estratégia de investigar a prática. Neste projeto tem-se como foco principal investigar como surgem os grupos colaborativos no Brasil e, além disto, apontar um estudo comparativo entre Brasil e Portugal. A partir do uso da metodologia da História Oral, intenciona-se promover entrevistas com os primeiros professores que iniciaram o trabalho sob a perspectiva de colaboração. Este estudo tem como objetivo levantar e registrar quais os fatores que levaram determinados professores/formadores à construção de parcerias e, consequentemente, à constituição de um grupo colaborativo no qual estão integrados professores da educação básica e professores da universidade. As narrativas de vida constituem uma maneira de conhecer a versão não oficial dos acontecimentos sociais e permitem a compreensão dos fatos históricos e sociais filtrados pela ótica dos sujeitos, a partir da elaboração presente dos fatos passados. Acredita-se que os depoimentos coletados dos principais articuladores de grupos colaborativos podem oferecer registros que permitam reflexões para futuros professores de Matemática.pt_PT
dc.description.abstractCurrent studies show the collaboration as a strategy to investigate the practice. This project has focused primarily on investigating how the collaborative groups emerge in Brazil and, moreover, point out a comparative study between Brazil and Portugal. From the use of the methodology of Oral History, it intends-promoting interviews with the first teachers who began work in collaboration perspective. This study aims to collect and record what factors have led some teachers / trainers to build partnerships and, consequently, the formation of a collaborative group are integrated into basic education teachers and university professors. The life stories are a way to meet the unofficial version of social events and allow the understanding of historical and social facts filtered through the eyes of subjects, from the elaboration of this past facts. It is believed that the testimonies collected from the main promoters of collaborative groups can provide records that allow reflections for future teachers of mathematics.en
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-972-8768-63-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/18027
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyesen
dc.publisherAssociação de Professores de Matemáticapt_PT
dc.subjectGrupo em contexto colaborativopt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectAprendizagem do professorpt_PT
dc.subjectCollaborative groupen
dc.subjectProfissional developmenten
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectTeacher learningen
dc.titleUm estudo comparativo em grupos colaborativos de professores que ensinam no Brasil e em Portugalpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
oaire.citation.endPage436pt_PT
oaire.citation.startPage421pt_PT
oaire.citation.titleAtas do XXVII Seminário de Investigação em Educação Matemáticapt_PT
person.familyNameBrocardo
person.givenNameJoana
person.identifier.ciencia-id6F1B-36A7-BE1D
person.identifier.orcid0000-0002-0526-7332
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typeconferenceObjecten
relation.isAuthorOfPublication280de74f-ed5a-446f-b32d-0da206694181
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery280de74f-ed5a-446f-b32d-0da206694181

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Um estudo comparativo em grupo... Portugal - pp. 421-436.pdf
Size:
177.33 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: