Repository logo
 
Publication

Avaliação da satisfação do cliente do porto de Lisboa, como instrumento dos processos de gestão de serviços

dc.contributor.advisorCunha, Maria Elisa Pissarra do Amaral
dc.contributor.authorAntunes, Pedro Miguel Gaspar
dc.date.accessioned2019-12-17T15:36:49Z
dc.date.available2019-12-17T15:36:49Z
dc.date.issued2014-04
dc.description.abstractNos terminais de contentores encontram-se actividades com serviços específicos, caracterizados por serem variáveis, efectuados num ambiente de enorme pressão externa e de intensa competição. Face à crise global, os terminais de contentores devem concentrar a sua estratégia na manutenção dos actuais clientes e potenciar novos. Para isso, devem criar condições que visem a satisfação dos seus clientes, indo ao encontro das respectivas necessidades e expectativas, relativamente à qualidade dos serviços prestados. No presente trabalho descreve-se a dinâmica operacional existente em dois terminais de contentores, Terminal de Alcântara e Terminal de Santa Apolónia, e avalia-se a satisfação dos clientes aplicando técnicas da estatística descritiva aos resultados um inquérito desenhado e distribuídos pelos agentes de navegação que, actualmente, procuram os serviços nos terminais em causa. O estudo permitiu concluir que os clientes estão, em termos geral, satisfeitos com a qualidade percepcionada relativamente aos serviços prestado, no entanto, revelam variáveis relativamente às quais os clientes estão insatisfeitos e que deveriam alvo de melhoria por parte dos terminais de modo a fidelizar os clientes.pt_PT
dc.identifier.tid202344037pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/30555
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTerminais de contentorespt_PT
dc.subjectSatisfação do clientept_PT
dc.subjectServiçospt_PT
dc.subjectGestão de operaçõespt_PT
dc.subjectQualidadept_PT
dc.subjectAnálise estatísticapt_PT
dc.titleAvaliação da satisfação do cliente do porto de Lisboa, como instrumento dos processos de gestão de serviçospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão Portuáriapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Tese Mestrado_Pedro Antunes.pdf
Size:
341 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: