| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 1.62 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
"De que modo a construção de uma horta vertical poderá contribuir para a promoção de aprendizagens integradas e convergentes com as políticas educativas para a sustentabilidade ambiental no currículo do 1.º Ciclo do Ensino Básico
implementação de um projeto, enquadrado numa investigação-ação de natureza qualitativa, realizado com crianças de uma turma do 4.º ano de escolaridade de uma escola pública do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) de Coimbra, que adotava como modelo pedagógico o Movimento da Escola Moderna. Utilizou-se a Metodologia de Trabalho por Projeto numa abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Recorreu-se a técnicas e instrumentos de recolha de dados, através da observação participante, notas de campo, fotografias, vídeos e produções das crianças. As atividades desenvolvidas ao longo do estudo, tomando em consideração os interesses e motivação das crianças, possibilitaram aprendizagens ativas, integradas e convergentes com as políticas educativas para a sustentabilidade ambiental no currículo do 1.º CEB. Os resultados revelaram uma evolução na compreensão de conceitos relacionados com a agricultura e o uso sustentável de água. A natureza da metodologia de trabalho por projeto permitiu desenvolver o currículo numa perspetiva de integração disciplinar, contextualizada por questões societais e ambientais, bem como o desenvolvimento de competências transversais que facilitaram a sua compreensão holística.
Description
Keywords
Metodologia de Trabalho por Projeto Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente Educação para o Desenvolvimento Sustentável Horta vertical Aprendizagens integradas Project Based Learning Science Technology Society and Environment Education for Sustainable Development Vertical Garden Integrated Learning
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra
