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Abstract(s)
Atualmente é quase impossível imaginarmos um livro dirigido a
crianças que não apresente ilustrações. Inerente ao universo da
literatura infantil, a imagem vai-se espalhando, reverenciando
o texto, ou até mesmo em alguns casos prescindindo dele e
utilizando a ilustração como a própria narrativa. Pode-se dizer
que a ilustração abre uma nova possibilidade para uma terceira
leitura, dinamizando as relações entre palavra, imagem e a própria
imaginação do leitor. Porém, para quem apresenta algum tipo
de Deficiência Visual não é possível haver tal relação, criando
assim, deste modo, uma certa lacuna quando relacionamos a
ilustração com o campo da Deficiência Visual. Nos dias de hoje, a
adaptação de tecnologias à Deficiência Visual começa a ser cada
vez mais afluente, tanto em aplicações e jogos como teclados de
computador ou dispositivos móveis.
No entanto, apesar da escrita braile e adaptada à baixa visão se
encontrar cada vez mais presente no nosso quotidiano, ainda é
pouco frequente a sua presença em livros infantis, existindo um
maior foco e interesse actualmente nas interfaces digitais, pondo
em detrimento o objeto livro.
Nessa incapacidade de obter informação visual, o tato é um dos
sentidos que ocupa um papel importante no conhecimento do
meio em redor e na aprendizagem. Seguindo o fio condutor deste
processo lógico, é neste sentido que o livro tátil surge, como forma
de estimulação. Este configura-se como um objeto multissensorial,
explorando maioritariamente a perceção tátil, criando também
uma certa curiosidade ao leitor normovisual – porque também
se destina a este – de o compreender e estudar. Predomina um
interesse proeminente na leitura e compreensão que um indivíduo
que apresente qualquer tipo de Deficiência Visual retira através do
uso do tato.
Ao longo da pesquisa, foi compreendido que é incomum a
existência de um livro infantil que possa ser lido e que seja
direcionado tanto para crianças invisuais como de baixa visão, o
que podemos observar é que o livro apenas se encontra orientado
para um desses campos. Será então possível criar uma versão que
inclua diferentes graus de Deficiência Visual num elemento só?
Partindo dessa linha de pensamento, este projeto propõe a
exploração da criação de um livro ilustrado inclusivo, tendo como
base um conto infantil, sendo desenvolvido com o intuito de
conjugar tanto a escrita braile como a tinta adaptada para baixa
visão1 e a ilustração, para crianças com ou sem limitações a nível da
visão.
Description
Keywords
Deficiência Visual Ilustração para a Infância Livro Táctil Design Gráfico Design Inclusivo