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Abstract(s)
A análise centra-se no programa das Casas da Criança enquadrado na obra social
e educativa edificada pela ação, sucessiva, das Juntas Geral do Distrito de Coimbra, da Província da Beira Litoral e Distrital de Coimbra, lideradas por Fernando Bissaya Barreto, entre
1927 e 1974. Discute-se o programa pelo viés da inovação em educação enquanto introdução
do novo e a reconfiguração das relações com o saber e o poder. Interpelamos um conjunto multivariado de fontes arquivísticas, e.g., processos de admissão às Casas da Criança,
os livros de atas, plantas e alçados, fotografias e um conjunto de trabalhos elaborados por
estagiárias. Das fontes publicadas destacam-se a imprensa escrita e algumas publicações
contemporâneas dos acontecimentos. O corpus documental foi sujeito ao método crítico e à
análise de conteúdo e recorreu-se à triangulação de fontes para uma leitura mais totalizante.
Obteve-se uma compreensão complexa da realidade educacional, captando dimensões de
inovação educativa e dos seus limites.
Description
Keywords
Inovação educativa Casas da criança Bissaya Barreto Estado Novo Educação de infância Educational innovation Early childhood education
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Publisher
Facultade de Ciencias da Educación de la Universidade da Coruña