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Competências digitais, gamificação e sus influências na formação online

dc.contributor.advisorSilva, José Pedro Cerdeira Coelho e
dc.contributor.authorGauna, Pablo Armando Bruno
dc.date.accessioned2023-04-17T11:30:47Z
dc.date.available2023-04-17T11:30:47Z
dc.date.issued2023-01-20
dc.date.submitted2022-10-27
dc.description.abstractDesde o boom da era digital - marcada pela ascensão da internet, como a conhecemos hoje, entre as décadas de 90 do século passado e início do século XXI – o comportamento quotidiano das pessoas foi alterado drasticamente. Isso possibilitou uma comunicação mais eficiente, livre e descentralizada. Nesse contexto, a necessidade por dominar habilidades específicas (as competências digitais) com o objetivo de melhor utilizar as novas tecnologias emergentes em diversos contextos tornaram-se essenciais. Um destes contextos, acentuados principalmente devido à pandemia COVID-19, é o educacional - especificamente os cursos online formais e informais. Diferente de uma sala de aula física, o ambiente virtual educacional possui uma dinâmica onde não existe o contacto directo entre as pessoas, todas elas estão conectadas mediante alguma plataforma online utilizando os seus telemóveis ou portáteis, o formato de ensino acaba por ter de ser repensado etc. Pensando nesta questão e numa forma efectiva de engajar e transmitir o conhecimento a todas as pessoas envolvidas neste formato de aprendizagem e de formação, a presente pesquisa objetivou relacionar o ganho de competências digitais com a frequência de formação online e a utilização de um técnica inovadora chamada gamificação, que baseia-se em aplicar técnicas de design de jogos em outros contextos, com o intuito de trazer melhores resultados ligados à motivação e ao aprendizado dos indivíduos envolvidos.pt_PT
dc.identifier.tid203272536
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/44559
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCompetências digitaispt_PT
dc.subjectGamificaçãopt_PT
dc.subjectFormação onlinept_PT
dc.titleCompetências digitais, gamificação e sus influências na formação onlinept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketing e Comunicaçãopt_PT

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