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Competências digitais, gamificação e sus influências na formação online
dc.contributor.advisor | Silva, José Pedro Cerdeira Coelho e | |
dc.contributor.author | Gauna, Pablo Armando Bruno | |
dc.date.accessioned | 2023-04-17T11:30:47Z | |
dc.date.available | 2023-04-17T11:30:47Z | |
dc.date.issued | 2023-01-20 | |
dc.date.submitted | 2022-10-27 | |
dc.description.abstract | Desde o boom da era digital - marcada pela ascensão da internet, como a conhecemos hoje, entre as décadas de 90 do século passado e início do século XXI – o comportamento quotidiano das pessoas foi alterado drasticamente. Isso possibilitou uma comunicação mais eficiente, livre e descentralizada. Nesse contexto, a necessidade por dominar habilidades específicas (as competências digitais) com o objetivo de melhor utilizar as novas tecnologias emergentes em diversos contextos tornaram-se essenciais. Um destes contextos, acentuados principalmente devido à pandemia COVID-19, é o educacional - especificamente os cursos online formais e informais. Diferente de uma sala de aula física, o ambiente virtual educacional possui uma dinâmica onde não existe o contacto directo entre as pessoas, todas elas estão conectadas mediante alguma plataforma online utilizando os seus telemóveis ou portáteis, o formato de ensino acaba por ter de ser repensado etc. Pensando nesta questão e numa forma efectiva de engajar e transmitir o conhecimento a todas as pessoas envolvidas neste formato de aprendizagem e de formação, a presente pesquisa objetivou relacionar o ganho de competências digitais com a frequência de formação online e a utilização de um técnica inovadora chamada gamificação, que baseia-se em aplicar técnicas de design de jogos em outros contextos, com o intuito de trazer melhores resultados ligados à motivação e ao aprendizado dos indivíduos envolvidos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203272536 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/44559 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Competências digitais | pt_PT |
dc.subject | Gamificação | pt_PT |
dc.subject | Formação online | pt_PT |
dc.title | Competências digitais, gamificação e sus influências na formação online | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Marketing e Comunicação | pt_PT |
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