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Abstract(s)
Desde o boom da era digital - marcada pela ascensão da internet, como a conhecemos
hoje, entre as décadas de 90 do século passado e início do século XXI – o
comportamento quotidiano das pessoas foi alterado drasticamente. Isso possibilitou
uma comunicação mais eficiente, livre e descentralizada.
Nesse contexto, a necessidade por dominar habilidades específicas (as competências
digitais) com o objetivo de melhor utilizar as novas tecnologias emergentes em diversos
contextos tornaram-se essenciais. Um destes contextos, acentuados principalmente
devido à pandemia COVID-19, é o educacional - especificamente os cursos online formais
e informais. Diferente de uma sala de aula física, o ambiente virtual educacional possui
uma dinâmica onde não existe o contacto directo entre as pessoas, todas elas estão
conectadas mediante alguma plataforma online utilizando os seus telemóveis ou
portáteis, o formato de ensino acaba por ter de ser repensado etc.
Pensando nesta questão e numa forma efectiva de engajar e transmitir o conhecimento
a todas as pessoas envolvidas neste formato de aprendizagem e de formação, a presente
pesquisa objetivou relacionar o ganho de competências digitais com a frequência de
formação online e a utilização de um técnica inovadora chamada gamificação, que
baseia-se em aplicar técnicas de design de jogos em outros contextos, com o intuito de
trazer melhores resultados ligados à motivação e ao aprendizado dos indivíduos
envolvidos.
Description
Keywords
Competências digitais Gamificação Formação online